Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Artigo

15/11/2019 às 10:43

3 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Linux: é necessário reiniciar o sistema a cada atualização?

linux-e-necessario-reiniciar-o-sistema-a-cada-atualizacao

Atualizar os sistemas Linux é tarefa muito simples, e hoje em dia, tudo é extremamente automatizado. No entanto, muitos usuários ainda carregam resquícios do Windows. No sistema da Microsoft, as atualizações geralmente são aplicadas quando o sistema é reiniciado, mas será que quando atualizar o Linux precisamos reiniciar o computador? Temos a resposta.

A resposta é não e também pode ser nem sempre. Hoje em dia com o uso em larga escala do Linux em servidores, muita coisa anda sendo desenvolvida para que quase nunca, ou quem sabe nunca, o computador com Linux precise ser reinicializado.

Já vimos casos, por exemplo, de computadores pessoais com anos sem reinicializar, e funcionando sem nenhum problema. Isso não é uma regra, até porque hoje em dia quando computador com Linux precisa ser reinicializado após a atualização, o sistema vai emitir um aviso.

Desta forma, entenda que não é necessário a cada atualização reiniciar o computador, isso é realmente coisa do Windows. O reinicio em sistemas Linux geralmente é solicitado somente quando a atualização atinge algum serviço que está ativo, e assim, para evitar problemas, o sistema pode emitir o pedido de reinicialização através da ferramenta que você usou para atualizar ou pelo terminal.

Neste caso, a reinicialização deve ser realizada. Mas também, você tem a opção de fazer isso depois. Mas, dependendo da atualização, é bom que seja feito o quanto antes, afinal de contas pode ser uma correção de erro ou até mesmo de segurança.

Claro, a gente sabe que há vários tipos de atualizações, que podem ser para melhorar o desempenho, corrigir falhas, adicionar recursos, e muitos outros. Fique sempre atento as mensagens que o sistema emite, e reinicie o sistema somente quando necessário. A menos que você realmente goste de fazer isso, e aí não há nada que desabone.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.