Linux finalmente tem uma ferramenta para configuração de criptografia com teclados sem fio Logitech mais antigos

Linux finalmente tem uma ferramenta para configuração de criptografia com teclados sem fio Logitech mais antigos

Teclados Logitech mais antigos que operam em uma frequência de rádio de 27 MHz, podem ter uma nova vida, além de serem mais seguros, graças a um novo utilitário Linux. É que finalmente o kernel Linux finalmente tem uma ferramenta para configuração de criptografia com teclados sem fio Logitech mais antigos.

Os teclados mais antigos da Logitech que dependiam da comunicação RF de 27 MHz funcionavam no Linux, mas não suportavam o modo criptografado de transmissão. Apenas quando executados no modo de operação não criptografado padrão esses teclados funcionam no Linux, mas agora, graças a Hans de Goede da Red Hat, há esse recurso para usuários de código aberto. 

Como funciona a ferramenta para configuração de criptografia com teclados sem fio Logitech mais antigos

Hans de Goede continua a ser muito prolífico em sua ampla gama de aprimoramentos de desktop Linux e resolvendo muitos pontos anteriormente pendentes do suporte de desktop de código aberto.

Hans escreveu um utilitário Linux que permite configurar o estado do link criptografado para esses teclados antigos da Logitech. Notavelmente, isso também permite que teclados Logitech configurados anteriormente usando o link criptografado sejam reconfigurados corretamente – até agora eles pareciam quebrados no Linux e não podiam ser reconfigurados quando o teclado e o receptor não estavam sincronizados.

A ferramenta é logitech-27mhz-keyboard-encryption-setup. O utilitário oferece uma interface de linha de comando para configurar tais dispositivos Logitech. Mais detalhes sobre esse novo esforço no blog de Hans.

O kernel Linux continua a criar um subsistema WWAN

Linaro continua liderando o esforço em um subsistema/estrutura de WAN Wireless (WWAN) para o kernel Linux.

A estrutura visa lidar, pelo menos em parte, com a complexidade e heterogeneidade do hardware de WAN sem fio. O subsistema Linux WWAN na forma proposta é resumido como:
Esta versão inicial adiciona o conceito de porta WWAN, que é um canal lógico para um protocolo de controle de modem. Os protocolos são expostos ao usuário por meio de dispositivos de caractere, permitindo um suporte direto nas ferramentas existentes (ModemManager, ofono …). 

O núcleo WWAN cuida da parte genérica, incluindo o gerenciamento de dispositivos de caracteres e depende das operações do driver de porta para receber e enviar dados de protocolo.

Uma vez que os diferentes dispositivos que expõem protocolos para um mesmo hardware WWAN não necessariamente conhecem uns aos outros (por exemplo, duas interfaces USB diferentes, dispositivos de canal PCI / MHI …) e podem ser criados ou removidos em ordens diferentes, o núcleo WWAN garante que todas as portas WAN que contribuem para o recurso WWAN ‘completo’ são agrupadas no mesmo dispositivo WWAN virtual, contando com o dispositivo pai fornecido (por exemplo, controlador mhi, dispositivo USB). 

Esta versão inicial é propositalmente minimalista. Está essencialmente movendo a parte genérica do driver mhi_wwan_ctrl proposta anteriormente dentro de uma estrutura WWAN comum. No entanto, a implementação é aberta e flexível o suficiente para permitir extensão para outros drivers.

Este código WWAN do Linux está sendo liderado por Loic Poulain da Linaro e hoje marca seu último giro na lista de discussão do kernel. Além de trabalhar no próprio subsistema genérico, conduzindo isso e o “usuário” inicial é um driver de controle WWAN Qualcomm MHI para seus modems PCI Express. 

Este novo driver de modem WWAN de código aberto da Qualcomm, por sua vez, irá expor diferentes protocolos e portas de controle de modem para o usuário. Entre os protocolos expostos ao espaço do usuário com o driver estão AT, MBIM, QMI, QCOM e FIREHOSE.

Sair da versão mobile