Linux Foundation lança sistema operacional de rede DentOS 3.0

O projeto Dent da Linux Foundation, um sistema operacional de rede de código aberto que usa Linux Kernel, Switchdev e outros projetos baseados em Linux, anunciou o lançamento do DentOS 3.0, codinome Cynthia, um sistema operacional de rede que agora mudou para uma versão mais rápida ciclo de lançamento. Sendo assim, a Linux Foundation lança sistema operacional de rede DentOS 3.0.

Este sistema operacional fornece uma plataforma flexível e personalizável para os administradores de rede gerenciarem suas redes, ao mesmo tempo em que aproveita o poder das tecnologias de código aberto, disse a organização.

DENT está em processo de implementação

O DentOS permite que a tecnologia Just Walk Out da Amazon conecte e gerencie milhares de dispositivos como câmeras, sensores, portões de entrada e saída e pontos de acesso na borda da rede. A Amazon se junta à Delta, Edgecore Networks e Marvell como membros principais da DENT, que também é possibilitada por importantes contribuições de todo o ecossistema mais amplo.

Linux Foundation lança DENT para simplificar o software Enterprise Edge Networking

A Linux Foundation anunciou em dezembro de 2019 o lançamento do DENT, um projeto para permitir a criação de Network OS para switches de rede desagregados em campus e locais corporativos remotos. Sob a Linux Foundation, a DENT espera unificar e aumentar a comunidade de fornecedores de silício, fabricantes de design original (ODM), integradores de sistema (SI), fabricantes de equipamentos originais (OEM) e usuários finais para criar um ecossistema de colaboradores em torno de um sistema operacional de rede em destaque.

O caso de uso inicial se concentrará no setor de varejo com membros importantes, incluindo Amazon, Cumulus Networks, Delta Electronics Inc, Marvell, Mellanox, Wistron NeWeb (WNC).

Locais de campus remotos e lojas de varejo exigem uma pilha de sistema operacional de rede simples, de baixo custo e baseada em Linux. DENT é um projeto de código aberto que permitirá à comunidade construir esta plataforma sem abstrações complicadas.

Ele usa o Linux Kernel, Switchdev e outros projetos baseados em Linux para permitir que os desenvolvedores tratem ASICs de rede e silício como qualquer outro hardware. Simplifica abstrações, APIs, drivers e overheads que existem atualmente nesses switches e em outros softwares abertos.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile