in

Linux Foundation torna open source o firmware IoT do Project OWL para ajuda humanitária

Os dispositivos IoT do Project OWL tornarão fácil e rápido restaurar as comunicações entre os necessitados e os socorristas.

Linux Foundation torna open source o firmware IoT do Project OWL para ajuda humanitária
Linux Foundation torna open source o firmware IoT do Project OWL.

Uma das piores coisas sobre os desastres é que, quando você precisa de ajuda, não pode obtê-la porque os links de comunicação se desintegram. É aí que o firmware open source do dispositivo IoT do Project OWL da Linux Foundation é útil.

O Project OWL (Organização, Paradeiro e Logística) cria uma rede em malha de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) denominada DuckLinks. Esses dispositivos habilitados para Wi-Fi podem ser implantados ou ativados em áreas de desastre para restabelecer rapidamente a conectividade e melhorar a comunicação entre os socorristas e os civis necessitados.

Linux Foundation torna open source o firmware IoT do Project OWL

No OWL, um portal central se conecta a DuckLinks resistentes a água que funcionam a energia solar e a bateria. Isso cria uma rede local (LAN). Por sua vez, eles ativam um portal cativo de Wi-Fi usando LoRa (rádio de longo alcance) de baixa frequência para conectividade com a internet. O LoRA tem um alcance maior, cerca de 10 km, do que as redes celulares.

Além disso, o LoRa evita o risco de ter sua largura de banda regulada por operadoras de celular. A propósito, isso realmente aconteceu em 2018 no Mendocino Complex Fire do norte da Califórnia, quando a Verizon diminuiu a velocidade da internet das equipes de emergência.

O DuckLinks fornece uma rede de malha de emergência para todos os dispositivos habilitados para Wi-Fi no alcance. Assim, isso pode ser usado tanto por pessoas que precisam de ajuda quanto por socorristas que tentam entender a situação com a análise de dados. Portanto, armados com essas informações, eles podem formular um plano de ação.

Os DuckLinks devem ser fáceis de implantar e usar.

Você realmente não precisa de um dispositivo DuckLink. O firmware OWL de código aberto pode rapidamente transformar um dispositivo sem fio barato em um DuckLink usando o Protocolo ClusterDuck. Ele é um nó de rede em malha, que pode ser conectado a qualquer outro Duck próximo.

OWL é mais do que apenas hardware e firmware. Além disso, ele é um programa analítico baseado em nuvem. O Software de gerenciamento de dados OWL pode ser usado para facilitar a organização, o paradeiro e a logística para resposta a desastres.

Origem do projeto OWL

O projeto OWL tem uma história de origem interessante. Foi o vencedor global do David Clark Cause e o Desafio Global de Chamada de Código da IBM. O Desafio Global do Call for Code da IBM incentiva e promove a criação de aplicativos práticos construídos em software de código aberto. Portanto, essa iniciativa global de cinco anos e US$ 30 milhões é um grito de guerra para os desenvolvedores usarem suas habilidades de código aberto para promover mudanças globais positivas e duradouras.

Linux Foundation torna open source o firmware IoT do Project OWL para ajuda humanitária
O firmware OWL de código aberto pode rapidamente transformar um dispositivo sem fio barato em um DuckLink usando o Protocolo ClusterDuck. Ele é um nó de rede em malha, que pode ser conectado a qualquer outro Duck próximo. Imagem: Reprodução | IoT Tech Trends.

Por fim, Michael Dolan, vice-presidente de programas estratégicos da Linux Foundation, disse:

Ao desenvolver tecnologias que podem ter um impacto direto na vida humana, é mais importante do que nunca reunir a maior comunidade global possível de desenvolvedores trabalhando com um modelo de governança aberto. Dessa forma, a solução de tecnologia do Project OWL está fornecendo melhores informações e análises e permitindo uma distribuição mais rápida de recursos e atendimento onde e quando for mais necessária. Temos orgulho em apoiar uma causa tão valiosa.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Hackers estão usando mapas de coronavírus para infectar seu computador

Hackers estão usando mapas de coronavírus para infectar seu computador

Google bloqueia serviços em navegadores Linux

FBI recomenda que você não salve senhas em navegadores