in

Linux From Scratch 10 recebe atualização

Veja as principais alterações desta versão.

Linux From Scratch 10 é completamente renovado
Linux From Scratch

O Linux From Scratch (LFS), um projeto que permite criar sua própria distro do zero, chega à versão 10. Ao contrário de outros projetos, que são baseados em distros como Ubuntu, Debian, openSUSE, Fedora, Arch Linux, etc., com o LFS ele pode ser criado do zero. Algo mais complicado, mas que lhe dá grande versatilidade para moldar ao seu gosto.

Linux From Scratch 10.0, junto com etapas adicionais para criar uma distribuição mais rica em recursos chamada Beyond Linux From Scratch (BLFS). O anúncio de lançamento diz:

A comunidade Linux From Scratch anuncia o lançamento do LFS Versão 10.0. Esta versão passou por uma grande reorganização. Ele usa técnicas aprimoradas de compilação cruzada e um ambiente isolado do sistema host para construir ferramentas para o sistema final.

Isso reduz a chance de alterar o sistema host e o potencial do sistema host de influenciar o processo de construção do LFS. As principais atualizações do pacote incluem as versões do conjunto de ferramentas glibc-2.32, gccc-10.2.0 e binutils-2.35.

Linux From Scratch 10 recebe atualização

Linux From Scratch 10

No total, 37 pacotes foram atualizados desde o último lançamento. O kernel Linux também recebeu atualização para a versão 5.8.3. O volume principal do LFS usa o SysV init enquanto existe uma versão alternativa que usa o systemd. Você pode ler o manual do LFS on-line no formato HTML ou baixado como um PDF.

Links de acesso: LFS 10.0 (HTML)10.0 (PDF)10.0-systemd (HTML)10.0-systemd (PDF), BLFS – BLFS-10.0 (HTML)10.0-systemd (HTML).

Sem surpresa, com esta nova versão, o LFS 10 vem com pacotes renovados, como o kernel Linux 5.8.3, a biblioteca glib 2.32, o compilador gcc 10.2.0 e os utilitários binutils 2.35. A partir daí, você pode começar a construção seguindo as instruções do manual. Houve uma total reorganização  para melhorar a forma de abordagem dos temas.

Além disso, se você não gosta do systemd, também tem uma alternativa para construir sua distro com o init. E você também tem mais conteúdo como BLFS, ou Beyond LFS, que inclui 1000 pacotes adicionais para colocar na base do LFS e criar um sistema mais completo. 

Do mesmo modo, há opções de compilação cruzada. Agora você pode compilar de seu PC x86 para criar um sistema operacional capaz de rodar em outras plataformas ARM, RISC-V etc. Para isso, você pode ir mais fundo com CLFS (Cross Linux From Scratch) que explica a compilação para diferentes arquiteturas e também usar o ALFS, outro ponto a favor da adaptação a novas necessidades, pois permite automatizar a compilação de LFS e BLFS.

Então, para mais informações, consulte o site oficial do LFS.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.