Linux Journal encerra atividades

O mundo Linux é mesmo cheio de altos e baixos. Agora, é o momento de mais uma baixa. o Linux Journal fechou as portas. Após mais de 25 anos, o Linux Journal encerra atividades. É um momento difícil para os editores veteranos. É uma luta contínua para sobreviver nesta era digital. Afinal, como sobreviver financeiramente quando o conteúdo está disponível gratuitamente na Internet? Isso sem falar dos bloqueadores de anúncios que prejudicam a receita além da queda vertiginosa no número de assinaturas.

O Linux Journal está no mercado há mais de 20 anos, desde o lançamento do Kernel Linux 1.0.

Segundo comunicado oficial no site:

Em 7 de agosto de 2019, o Linux Journal fechou suas portas para sempre. Todos os funcionários foram demitidos e a empresa ficou sem fundos operacionais para continuar. O site ficará em funcionamento durante as próximas semanas. Esperamos que seja mais duradouro para fins de arquivamento, se pudermos fazer isso acontecer, disse o editor Kyle Rankin.

Jornal Linux anunciou que estava fechando em 1º de dezembro de 2017


Kyle Rankin, Editor de Tecnologia do Linux Journal.

Na verdade, Kyle esclarece que esta foi a segunda despedida dele e da equipe. Há dois anos, ocorreu outro encerramento das atividades. Porém, ao contrário da parada anterior, agora o fim parece ser definitivo. A equipe chegou a comemorar a ressurreição do jornal. Foram cerca de 25 anos de história em defesa do software livre.

Após esta ressurrreição, o Linux Journal apostou em aprofundamento de matérias técnicas, ou as chamadas Deep Dives. Para Kyle, essa abordagem do “jornalismo de longa duração” era um diferencial. No entanto, ele lamenta:

Depois de morrer e ser revivido, estava finalmente começando a parecer que algum dia em breve poderíamos caminhar sozinhos. Infelizmente, nós não ficamos saudáveis rápido o suficiente. Então, quando descobrimos que precisávamos andar com nossas próprias forças, simplesmente não podíamos. Portanto, aqui estamos dando nosso segundo adeus, muito mais desajeitado.

Nós realmente fizemos tudo o que podíamos para tornar isso um sucesso, e eu sinto muito que não deu certo. Pessoalmente, agradeço ao restante da equipe do Linux Journal. Não ser capaz de trabalhar com todos vocês e conversar com você será, de longe, a parte mais difícil de tudo isso, finalizou Kyle, que além de editor de tecnologia e colunista do Linux Journal, é Chief Security Officer da Purism.

Portanto, a equipe não sabe nem mesmo se será possível manter on-line o conteúdo publicado ao longo de quase três décadas. A íntegra do anúncio pode ser conferida neste link.

O que acontece com os assinantes existentes?

Se você é um dos assinantes pagos do Linux Journal, receberá seis edições gratuitas da revista Linux Pro. Os assinantes também receberão o arquivo 2017, que geralmente custa US $ 25, gratuitamente. Eles serão notificados das duas opções por e-mail nos próximos dias.

Em busca de compradores sérios

O Linux Journal ainda pode estar ativo se uma nova direção assumir o controle. Porém, quem quiser comprar o Linux Journal também terá que lidar com as dívidas, além da marca, do arquivo, dos domínios, assinantes e leitores.

Os compradores interessados podem enviar um e-mail para carlie@linuxjournal.com e perguntar sobre a aquisição.

Não foi informado o total da dívida, nem quanto é necessário para manter o projeto funcionando.

Todos os artigos ao longo de mais de duas décadas não pode ser desprezado. Tem um valor histórico incomensurável. Porém, antes de fechar as portas, a equipe arquivou todo o material em formato HTML. Você pode comprá-lo por US $ 11,99. Todo o arquivo tem cerca de 700 MB e é aberto em um navegador da web.

Com informações do It’s Foss.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile