Linux Kernel 5.6 está pronto para corrigir o problema do ano 2038

Imagem: Reprodução | Fossbytes.

O kernel Linux 5.6 já está preparado para resolver o problema Y2038 (ano 2038) ou Unix Y2K que pode surgir na próxima década.

Linux Kernel 5.6 está pronto para corrigir o problema do ano 2038

Assim, alguns dias após o lançamento do kernel Linux 5.5, Arnd Bergmann, desenvolvedor Linux, enviou um e-mail para Linus Torvalds mencionando que o kernel Linux 5.6 deve servir como base para um sistema de 32 bits para além do ano 2038.

Portanto, o pull request feito por Bergmann inclui as alterações no time_t que armazena o número de segundos, um número inteiro de 32 bits.

O problema do ano 2038 afirma que o carimbo de data e hora do Unix transbordará em 19 de janeiro de 2038, pois não poderá armazenar o número inteiro de 32 bits e restringirá a atualização dos sistemas de 32 bits.

O kernel Linux 5.6 deve servir como base para um sistema de 32 bits para além do ano 2038. A correção inclui as alterações no time_t que armazena o número de segundos.

Dessa forma, para evitar o problema Y2038, Bergmann anunciou que o aplicativo de espaço do usuário precisa usar um sistema mais moderno do kernel Linux e ser construído no time_t de 64 bits usando a GNU C Library 2.32 e o Musl libc 1.2.

Mais novidades do kernel 5.6

Por fim, conheça mais alguns avanços anunciados para o kernel 5.6:

Fonte: Fossbytes

Caso queira acompanhar mais assuntos sobre Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram.

Leia também:

Canonical lança atualização do kernel Linux para todas as versões suportadas do Ubuntu

Códigos de suporte aos processadores AMD Zen 3 já estão no kernel Linux

Balanço mostra que Código de Conduta do Kernel Linux funciona

Kernel Linux entra em 2020 com 27,8 milhões de linhas no Git

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile