in

Linux Lite 5.0 promete suporte à UEFI

Distro será será baseada no Ubuntu 20.04 LTS.

Linux Lite 5.0 promete suporte à UEFI

A próxima distribuição do Linux Lite 5.0 agora tem um Release Candidate que você pode testar em seu computador pessoal e conhecer rapidamente os novos recursos e alterações. O novo sistema Linux Lite 5.0 promete suporte à UEFI e será totalmente baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), que será lançado em breve.

Novo recurso do Linux Lite 5.0 é o suporte pronto para uso em computadores UEFI

Linux Lite 5.0 promete suporte à UEFI

Isso significa que agora você pode executar o Linux Lite em PCs de inicialização segura. No entanto, o desenvolvedor recomenda que você desabilite a Inicialização Segura antes de instalar a distribuição, porque “é um grande aborrecimento ativá-la”.

Esta versão também traz um novo recurso de verificação de integridade que garantirá que o computador esteja em bom estado. A verificação é feita durante a inicialização e pode ser cancelada usando o atalho de teclado Crtl + C.

Além disso, o aplicativo de firewall GUFW foi substituído pelo FireWallD, que parece ser mais configurável. Também foi substituído o aplicativo Leafpad, pois o Mousepad agora é o editor de texto padrão.

Mais recursos

Um novo notificador de atualização também está presente no Linux Lite 5.0, ativado por padrão, e o menu mais recente dos aplicativos WhiskerMenu foi incluído e apresenta uma nova classificação padrão, mostrando Instalar atualizações na parte superior da lista Favoritos.

Quanto à seleção do software, o Linux Lite 5.0 incluirá dois novos aplicativos, o GNOME Paint e o Xfce Screensaver, além do Mozilla Firefox 75.0, Mozilla Thunderbird 68.7.0, LibreOffice 6.4.2.2, VLC 3.0.9 e GIMP 2.10 .18.

Os aplicativos Lite Welcome e Lite User Manager internos foram atualizados para usar as mais recentes tecnologias GTK 3 e Python 3. A atualização também atinge o Lite Software, que agora possui o aplicativo de anotações Zim, em vez do CherryTree, e o Google Chrome substitui o navegador Chromium.

A distribuição está usando o kernel Linux 5.4 LTS do Ubuntu 20.04 LTS. No entanto, os usuários poderão instalar qualquer outro kernel do Linux 3.13 até a versão mais recente do Linux 5.6 se precisarem de um melhor suporte de hardware.

Mudanças menores

Obviamente, existem muitas outras mudanças menores incluídas nesta versão, como:

  • suporte a arquitetura dupla;
  • escolha de idioma na tela de login;
  • um instalador OEM para varejistas;
  • novo local padrão para o papel de parede;
  • e novas opções de tela de logout.

Se você quiser experimentar o Linux Lite 5.0, faça o download do Release Candidate agora mesmo no site oficial. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento e não é recomendada para uso em ambientes de produção.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.