Linux Lite 6.4 terá compactação Zstd nos aplicativos para atualizações rápidas

A versão Release Candidate do Linux Lite 6.4 já está disponível para testes públicos baseados no Ubuntu 22.04.2 LTS.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O criador e mantenedor da distribuição Linux Lite, Jerry Beuncon, anunciou a disponibilidade da versão de desenvolvimento RC (Release Candidate) da próxima distribuição Linux Lite 6.4 para dar aos usuários um gostinho antecipado dos novos recursos e melhorias.

Assim como com as versões anteriores da série 6.x, o Linux Lite 6.4 será baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), mais especificamente no lançamento pontual do Ubuntu 22.04.2 LTS, mas ele fica com a série de kernel Linux 5.15 LTS suportada a longo prazo em vez do kernel Linux 5.19 HWE mais recente.

Existem algumas melhorias no Linux Lite 6.4 em comparação com o Linux Lite 6.2, como a adoção da compactação Zstd para todos os aplicativos internos para fornecer aos usuários, especialmente aqueles com computadores mais lentos, atualizações significativamente mais rápidas.

O aplicativo Lite System Report foi atualizado para oferecer suporte a relatórios systemd para aqueles de vocês que desejam diagnosticar problemas gerais ou de inicialização do sistema. Também atualizado é o gerenciador de arquivos Thunar com suporte para visualização de imagens WebP.

Linux Lite 6.4 terá compactação Zstd nos aplicativos para atualizações rápidas

https://9to5linux.com/linux-lite-6-4-to-adopt-zstd-compression-for-its-apps-for-lightning-fast-updates

Fora isso, a maioria dos pacotes foram atualizados para as versões disponíveis no Ubuntu 22.04.2 LTS, novos papéis de parede de desktop foram adicionados para um novo visual, juntamente com o mais recente tema do ícone Papirus, e o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird recebeu um novo visual.

A versão final do Linux Lite 6.4 está prevista para 1º de abril de 2023. Até lá, você pode levar a versão Release Candidate para um test drive baixando a imagem ISO da página de anúncio.

Outras Mudanças:

  • Tema Ícone Papirus Mais Recente;
  • O Banco de Dados de Hardware agora tem cerca de 80.000 submissões. 100k aqui vamos nós! https://www.linuxliteos.com/hardware.php;
  • Últimas versões estáveis do Chrome, LibreOffice, aplicativos Lite;
  • Novos papéis de parede;
  • muitos outros ajustes e mudanças.

No entanto, tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, não adequada para uso em máquinas de produção. Observe também o fato de que o Linux Lite 6.4 ainda possui o antigo ambiente de desktop Xfce 4.16.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.