in

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Confira as principais novidades de cada distribuição Linux.

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

A equipe do Q4OS anunciou o lançamento do sistema operacional Q4OS 3.8 “Centaurus” Linux. O sistema é baseado em Debian, com uma versão principal que adiciona muitos novos recursos e melhorias. O Linux Lite é uma distribuição amigável para iniciantes, com o desktop Xfce, baseado no Ubuntu 18.04 LTS. o lançamento do Slackel 7.2 “Openbox”, uma compilação atualizada da leve distribuição de desktops do projeto baseada no Slackware Linux e no Salix. Já o LibreELEC é um sistema operacional mínimo para executar o media center da Kodi. Portanto, as distros Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões.

Q4OS

Q4OS, OpenMandriva, Feren OS, Clonezilla, Tails e AntiX apresentam novidades

O sistema é baseado no recentemente lançado Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Assim, o Q4OS 3.8 “Centaurus” vem mais de sete meses após o lançamento do Q4OS 2.7 “Scorpion”. Então, esta é a primeira versão estável na série 3.x, que esteve em desenvolvimento pesado durante os últimos anos.

Por muito tempo, o Q4OS foi lançado com o Trinity Desktop Environment (TDE) por padrão, o que oferece aos usuários, especialmente aqueles que querem mudar do Windows para o Linux, uma interface muito familiar. No entanto, a série Q4OS 3.8 “Centaurus” usa a mais recente área de trabalho estável do KDE Plasma por padrão.Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Um dos objetivos específicos do Q4OS é a capacidade de instalar o desktop Plasma e Trinity juntos”, explicam os desenvolvedores. “O plasma está sendo a escolha lógica para a maioria dos usuários, então é considerada a opção padrão, que também é óbvia no site de downloads do Q4OS.

O Trinity Desktop Environment ainda está disponível e instalado/configurado por padrão, para que os usuários possam alternar entre os desktops KDE Plasma e Trinity com facilidade, já que eles não interferem entre si e podem coexistir de forma independente.

O que há de novo no Q4OS 3.8 “Centaurus”

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Baseando-se na série 10 “Buster” do sistema Debian, o Q4OS 3.8 “Centaurus” vem com todos os componentes principais do upstream, incluindo o kernel e as pilhas de gráficos. Além disso, possui o KDE Plasma 5.14 e o Trinity Desktop Environment 14.0.6, além de utilitários e recursos exclusivos.

Entre esses utilitários internos, podemos mencionar:

  • um “Desktop Profiler” para criar o perfil do seu computador;
  • um “Setup Utility” para ajudá-lo na instalação de aplicativos de terceiros;
  • uma “tela de boas vindas” integrada com vários atalhos para tornar a configuração do sistema muito mais fácil para os recém-chegados.

Também vale a pena mencionar o fato de que o Q4OS 3.8 “Centaurus” oferece aos usuários a capacidade de instalar facilmente os leves ambientes de desktop Xfce, LXQt e LXDE. Você pode fazer o download do Q4OS 3.8 agora mesmo para computadores de 32 e 64 bits, com suporte a ARM disponível em breve também.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

DebConf20 acontece de 23 a 29 de agosto de 2020

DebConf20 acontece de 23 a 29 de agosto de 2020

Kernel Linux de 32 bits está com problemas

Kernel Linux de 32 bits está com problemas