Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

A equipe do Q4OS anunciou o lançamento do sistema operacional Q4OS 3.8 “Centaurus” Linux. O sistema é baseado em Debian, com uma versão principal que adiciona muitos novos recursos e melhorias. O Linux Lite é uma distribuição amigável para iniciantes, com o desktop Xfce, baseado no Ubuntu 18.04 LTS. o lançamento do Slackel 7.2 “Openbox”, uma compilação atualizada da leve distribuição de desktops do projeto baseada no Slackware Linux e no Salix. Já o LibreELEC é um sistema operacional mínimo para executar o media center da Kodi. Portanto, as distros Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões.

Q4OS

O sistema é baseado no recentemente lançado Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Assim, o Q4OS 3.8 “Centaurus” vem mais de sete meses após o lançamento do Q4OS 2.7 “Scorpion”. Então, esta é a primeira versão estável na série 3.x, que esteve em desenvolvimento pesado durante os últimos anos.

Por muito tempo, o Q4OS foi lançado com o Trinity Desktop Environment (TDE) por padrão, o que oferece aos usuários, especialmente aqueles que querem mudar do Windows para o Linux, uma interface muito familiar. No entanto, a série Q4OS 3.8 “Centaurus” usa a mais recente área de trabalho estável do KDE Plasma por padrão.

Um dos objetivos específicos do Q4OS é a capacidade de instalar o desktop Plasma e Trinity juntos”, explicam os desenvolvedores. “O plasma está sendo a escolha lógica para a maioria dos usuários, então é considerada a opção padrão, que também é óbvia no site de downloads do Q4OS.

O Trinity Desktop Environment ainda está disponível e instalado/configurado por padrão, para que os usuários possam alternar entre os desktops KDE Plasma e Trinity com facilidade, já que eles não interferem entre si e podem coexistir de forma independente.

O que há de novo no Q4OS 3.8 “Centaurus”

Baseando-se na série 10 “Buster” do sistema Debian, o Q4OS 3.8 “Centaurus” vem com todos os componentes principais do upstream, incluindo o kernel e as pilhas de gráficos. Além disso, possui o KDE Plasma 5.14 e o Trinity Desktop Environment 14.0.6, além de utilitários e recursos exclusivos.

Entre esses utilitários internos, podemos mencionar:

Também vale a pena mencionar o fato de que o Q4OS 3.8 “Centaurus” oferece aos usuários a capacidade de instalar facilmente os leves ambientes de desktop Xfce, LXQt e LXDE. Você pode fazer o download do Q4OS 3.8 agora mesmo para computadores de 32 e 64 bits, com suporte a ARM disponível em breve também.

Linux Lite

Jerry Bezencon anunciou que o primeiro candidato a lançamento para o Linux Lite 4.6 está pronto para testes públicos. O Linux Lite é uma distribuição amigável para iniciantes, com o desktop Xfce, baseado no Ubuntu 18.04 LTS (suporte a longo prazo). Além de atualizações, esta versão também traz uma série de melhorias cosméticas para a tela de boas-vindas.

Detalhes:

Aqui está o breve anúncio de lançamento com screenshots e checksums MD5.

Linux Lite, Q4OS, Slackel e LibreELEC têm novas versões

Download: linux-lite-4.6-rc1-64bit.iso (torrent).

Slackel

Dimitris Tzemos anunciou o lançamento do Slackel 7.2 “Openbox”, uma compilação atualizada da leve distribuição de desktops do projeto baseada no Slackware Linux e no Salix. A nova versão vem com um conjunto de novas ferramentas gráficas que melhoram a criação e transferência de imagens ISO do Slackel:

Slackel 7.2 Openbox inclui:

Leia o anúncio de lançamento detalhado para mais informações.

 Download (MD5 ): slackellive64-openbox-7.2.iso, slackellive-openbox-7.2.iso.

Faça o login com o nome de usuário” root “e senha “live” ou nome de usuário “one” e senha “one”. Também disponível no OSDisc.

LibreELEC

O LibreELEC é um sistema operacional mínimo para executar o media center da Kodi. O projeto LibreELEC publicou um novo snapshot de desenvolvimento na preparação para o LibreELEC 9.2.

O novo snapshot inclui suporte parcial para o Raspberry Pi 4. Versões anteriores do Raspberry Pi ainda são suportadas.

O LibreELEC 9.2 para dispositivos genéricos x86/64 e Raspberry Pi 0/1/2/3 é uma versão de qualidade beta sólida. Imagens Raspberry Pi 4B são mais ‘estágio final Alpha’ e não são características completas ou perfeitas.

Se você quiser experimentar, esteja preparado para enviar arquivos de log e trabalhar com os desenvolvedores para descobrir problemas e testar soluções. Seria legal ter 4B executando o kernel principal mais recente como outros dispositivos no LibreELEC 9.2, mas adicionar suporte a um novo chipset da SoC é um grande esforço, e a Fundação Pi precisou alinhar o software 4B inicial com a atual versão Raspbian para maximizar a compatibilidade com softwar existente e manter a carga de trabalho sensata. Os dispositivos estão executando o Linux 5.1, enquanto os dispositivos Raspberry Pi (0/1/2/3/4) estão usando o Linux 4.19 com algum código novo extra.

Informações adicionais podem ser encontradas no anúncio de lançamento do projeto .

 Download : LibreELEC-Generic.x86_64-9.1.002.img.gz.

Sair da versão mobile