Linux melhora suporte aos monitores Thunderbolt Daisy Chaining no hardware da Apple

O controlador Thunderbolt “Light Ridge” da Intel surgiu em 2010 para Apple Macs. Além disso, o controlador Intel Thunderbolt 2 “Falcon Ridge” atualizado é de 2013. Agora, em 2022, no Linux, o driver Thunderbolt será mais compatível com o comportamento do Apple macOS quando encadeamento em série de vários monitores Thunderbolt. Assim, o Linux melhora suporte aos monitores Thunderbolt Daisy Chaining no hardware da Apple.

Até agora, no Linux, ao encadear vários monitores via Thunderbolt com esses controladores antigos, havia a possibilidade de exibir rasgos e oscilações, dependendo da resolução e da taxa de atualização. Acontece que o driver Thunderbolt no Linux com o hardware Thunderbolt 1 antigo está encapsulando os vários monitores pela mesma pista. Em outras palavras, compartilhar a mesma via de 10 Gb/s quando houver uma segunda via potencialmente não utilizada disponível.

Linux melhora suporte aos monitores Thunderbolt Daisy Chaining no hardware da Apple

Em uma “próxima” mudança do Thunderbolt, provavelmente aterrissando no Linux 5.19, em vez de compartilhar essa largura de banda de 10 Gb/s, o segundo túnel agora passará pela faixa Thunderbolt separada. Isso é relatado para corresponder ao que é feito pelo macOS e deve evitar engassgos e travamentos com telas Thunderbolt em hardware antigo da Apple. O hardware Thunderbolt mais recente com ligação de pista não deve apresentar esse problema.

Antes tarde do que nunca e essa pequena mudança agora está na fila do “próximo” do Thunderbolt à frente do Linux 5.19.

Melhor suporte para o teclado Lenovo ThinkPad TrackPoint II com Linux 5.19

O Lenovo ThinkPad TrackPoint Keyboard II é um teclado autônomo que imita o teclado do notebook ThinkPad tradicional que vem completo com um TrackPoint integrado. Com o kernel Linux 5.19 haverá melhor suporte para este teclado ThinkPad.

As interfaces ThinkPad TrackPoint Keyboard II via Bluetooth ou um Dongle Nano USB Sem Fio. Como a maioria dos teclados, ele suporta operação HID regular para que possa funcionar “muito bem” no Linux e em outras plataformas sem drivers especiais. No entanto, também existe um “modo nativo” de operação e é isso que será suportado com a próxima versão do kernel Linux.

O modo nativo do ThinkPad TrackPoint Keyboard II desativa a emulação inadequada de rolagem do botão do meio do mouse e, em vez disso, relata eventos de botão do meio e rolagem por meio de um ID de relatório personalizado. O driver Linux hid-lenovo foi estendido para lidar com esse modo nativo com mapeamento de botão funcional adequado e rolagem nativa.

Linux melhora suporte aos monitores Thunderbolt Daisy Chaining no hardware da Apple.

Este patch para o hid-lenovo com o suporte apropriado/nativo do ThinkPad TrackPoint Keyboard II está na próxima ramificação do subsistema HID, tornando-o material para a janela de mesclagem do Linux 5.19 que será aberta em algumas semanas.

O ThinkPad TrackPoint Keyboard II atualmente é vendido por cerca de US$ 90.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile