in

Linux Mint 20 oficialmente lançado

Veja as principais novidades e onde baixar as novas ISOs.

Linux Mint 20.1 Ulyssa chegará pouco antes do Natal
O Linux Mint 20.1 é o primeiro lançamento pontual da série Linux Mint 20.

A equipe de desenvolvedores anunciou oficialmente que acaba de ser lançada a esperada versão do Linux Mint 20 Ulyana. Esta é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2025. A distro vem com software atualizado e traz aprimoramentos e muitos novos recursos para tornar seu desktop ainda mais confortável de usar. Portanto, segundo o blog da distribuição, o  Linux Mint 20 “Ulyana” Cinnamon Edition está oficialmente lançado.

A grande estrela desta versão é o recurso conhecido como Warpinator. Ele é uma evolução de outra ferramenta que existia há 10 anos, no Linux Mint 6, chamada “Giver”, que podia compartilhar arquivos pela rede local. Sem nenhum servidor ou configuração, os computadores se veriam automaticamente e você poderia simplesmente arrastar e soltar arquivos de um para o outro. Quando o projeto Giver foi interrompido, ele teve que ser removido do Linux Mint, que perdeu essa funcionalidade desde então. Warpinator, portanto, é uma reimplementação do Giver.

Com o Warpinator, o Linux Mint 20 traz de volta o compartilhamento fácil de arquivos na rede local. A janela principal mostra os computadores na rede local que também estão executando o Warpinator.

Outras novas características do Linux Mint 20 oficialmente lançado

NVIDIA Optimus

O Linux Mint 20 possui suporte aprimorado para o NVIDIA Optimus. O applet NVIDIA Prime agora mostra seu renderizador de GPU e você pode selecionar para qual placa alternar diretamente do menu.

O perfil “On-Demand” da NVIDIA agora também é totalmente suportado. Quando você executa nesse modo, é a sua placa Intel que renderiza a sessão e uma opção de menu está disponível para permitir que você descarregue um aplicativo específico na sua placa NVIDIA.

Selecione um aplicativo no menu, clique com o botão direito do mouse e selecione “Executar com a NVIDIA GPU”. É simples assim.

Linux Mint 20 oficialmente lançado
Na linha de comando, dois novos comandos estão disponíveis para descarregar no GLX ou no Vulkan:
  • nvidia-optimus-offload-glx
  • nvidia-optimus-offload-vulkan

Para aumentar a compatibilidade e facilitar a inicialização do Linux Mint 20 no modo ao vivo sem drivers da NVIDIA, o “nomodeset” também foi adicionado ao “Modo de compatibilidade”. Esta nova versão do Linux Mint contém muitas melhorias.

Desativação de pacotes Snap

Outra importante mudança diz respeito ao fim do suporte de pacotes snap, da Canonical. Eles alegaram várias incompatibilidades com programas deste tipo de empacotamento.

Cinnamon 4.6

O desempenho do gerenciador de arquivos Nemo foi aprimorado. A nova versão tenta priorizar o conteúdo e a navegação e atrasar as miniaturas o máximo possível. Como resultado, o conteúdo dos diretórios aparece com ícones genéricos antes que as miniaturas sejam renderizadas, mas a melhoria no desempenho é bastante perceptível.

Isso também tem um impacto positivo no desempenho em casos de E / S pesada e HDDS lenta, como ao mover vídeos para dispositivos externos. Nas Configurações de exibição, agora é possível definir a taxa de atualização.

Linux Mint 20 oficialmente lançado
O Cinnamon 4.6 também apresenta escala fracionada. Até agora, a escala era 100% (modo normal) ou 200% (modo HiDPI) e era a mesma para todos os seus monitores. Com o Cinnamon 4.6, cada monitor pode ter uma escala diferente e pode ser definido com valores entre 100% e 200%.

No modo normal, a resolução que você define é a resolução que você vê. No HiDPI, com 200% de escala, a tela mostra o dobro da densidade de pixels, para que tudo pareça mais nítido, mas a resolução que você vê na tela é apenas metade da resolução do seu monitor. Muitos monitores HiDPI têm uma resolução que é realmente muito pequena quando o HiDPI é ativado.

Clicar com o botão do meio no miniaplicativo de teclado alterna os layouts de teclado. O protetor de tela Cinnamon suporta comandos personalizados, possibilitando o uso de armários de tela alternativos com o Cinnamon.

Para uma visão geral dos novos recursos, visite o seguinte link:

O que há de novo no Linux Mint 20 Cinnamon“.

Consulte as notas de versão que fornecem informações importantes sobre problemas conhecidos, bem como explicações e soluções alternativas. Para ler as notas de versão, visite:

Notas de versão do Linux Mint 20 Cinnamon

Requisitos de sistema:

  • 1 GB de RAM (2 GB recomendados para uso confortável).
  • 15 GB de espaço em disco (20 GB recomendado).
  • Resolução 1024 × 768 (em resoluções inferiores, pressione ALT para arrastar as janelas com o mouse, se elas não couberem na tela).

Instruções de atualização:

Os anúncios serão feitos em julho com instruções sobre como atualizar do Linux Mint 19.3.

Se você estiver executando o BETA, use o Gerenciador de Atualizações para aplicar as atualizações disponíveis.

Links para download:

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.