in

Linux Mint 20 Ulyana será lançado em junho com Cinnamon 4.6

Sistema é baseado no Ubuntu 20.04 LTS.

Linux Mint 20 Ulyana será lançado em junho com Cinnamon 4.6

O sistema operacional Linux Mint 20 Ulyana ainda está em desenvolvimento, porém, ao que tudo indica, estará totalmente pronto para ser usado já no próximo mês de junho e com uma novidade importante: o Cinnamon 4.6. Esta nova versão foi anunciada ainda em janeiro último, juntamente com o lançamento do LMDE (Linux Mint Debian Edition) 4. Esta é baseada no Debian GNU/Linux, que acabou saindo no dia 20 de março.

Remomorando um pouco mais a história, logo após o LMDE 4, o sistema operacional Linux Mint 20 foi apelidado de “Ulyana”. Assim, como esperado, será baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) que saiu no final de abril.

No último boletim mensal, a equipe do Linux Mint atualizou o status do Linux Mint 20 “Ulyana”, declarando que o lançamento final está planejado para junho de 2020.

Eles também disseram que alguns dos novos recursos implementados no Linux Mint 20 já estão presentes no Linux Mint Debian Edition 4. É o caso da resolução no VirtualBox e a ativação do APT recomendado por padrão.

Linux Mint 20 Ulyana será lançado em junho com Cinnamon 4.6

Linux Mint 20 Ulyana será lançado em junho com Cinnamon 4.6

Do mesmo modo, o Linux Mint 20 também será fornecido com criptografia de diretório/home, apesar do Ubuntu 20.04 LTS ter removido esse recurso. Além disso, haverá os três tipos usuais dos desktops Cinnamon, MATE e Xfce.

Obviamente, a edição principal será a Cinnamon, que apresentará a próxima versão do Cinnamon 4.6 com escala fracionária em telas 4K/HiDPI, melhor desempenho do gerenciador de arquivos Nemo, além de suporte para alterar a taxa de atualização nos monitores.

O Cinnamon 4.6 também apresentará um applet renovado da bandeja do sistema que oferece suporte delegado a indicadores, além de ícones StatusNotifier diretamente no applet Xapp StatusIcon.

Você também deve ter ouvido falar que o Linux Mint 20 será enviado com um novo aplicativo de compartilhamento de arquivos dedicado com criptografia. O aplicativo se chama Warpinator e já está disponível no LMDE 4.

Por fim, o tema Mint-Y, que é o tema padrão da área de trabalho do Linux Mint, viu algum trabalho durante esse ciclo para oferecer aos usuários cores muito mais brilhantes.

Também é atualizada a tela de boas-vindas, que agora permite que você escolha suas cores preferidas na área de trabalho do Mint-Y.

O Linux Mint 20 será alimentado pelo mesmo kernel do Ubuntu 20.04 LTS, ou seja, Linux 5.4. Esta é uma série LTS suportada por dois anos.

O próximo passo é o lançamento da versão beta do Linux Mint 20 “Ulyana”. Isso deve ocorrer até o final deste mês ou no início de junho.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Qualcomm anuncia Snapdragon 768G com suporte ao 5G

Qualcomm anuncia Snapdragon 768G com suporte ao 5G

Navegador Chromium está recebendo um emulador de tela dupla

Navegador Chromium está recebendo um emulador de tela dupla