Linux Mint 20 “Ulyana” tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

O projeto Linux Mint revelou hoje o codinome da próxima versão do sistema operacional Linux Mint 20, além de detalhes sobre as edições suportadas e alguns dos recursos incluídos. A principal informação do post oficial do Linux Mint 20 informa que esta versão se chamará “Ulyana”  e tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

Anunciado no início deste ano, juntamente com o lançamento do LMDE 4, o sistema operacional Linux Mint 20 será lançado até meados do ano e será baseado no próximo sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), com lançamento previsto para 23 de abril de 2020.

Linux Mint 20 “Ulyana” tem como base o Ubuntu 20.04 LTS

O projeto Linux Mint continua a tradição de nomear novos lançamentos do Linux Mint em ordem alfabética. Assim, eles revelaram hoje em seu boletim mensal que o Linux Mint 20 será apelidado de “Ulyana”.

Além de revelar o codinome, a equipe também confirmou o fato de que o Linux Mint 20 será lançado com os mesmos três sabores que usamos até agora, como Cinnamon, MATE e Xfce, além do fato de ser um sistema de 64 bits somente.

Nós já sabíamos que o Linux Mint 20 incluiria o ambiente de desktop Cinnamon 4.6, que oferece várias vantagens, como escala fracionária e a capacidade de escolher a frequência dos monitores no painel Configurações de vídeo.

A equipe de desenvolvimento também revelou hoje que a área de trabalho do Cinnamon 4.6 vem com um gerenciador de arquivos Nemo muito aprimorado que lida melhor com miniaturas. Assim, deve melhorar drasticamente o desempenho do gerenciador de arquivos sob E/S pesadas e em HDDs lentos.

Tema pink

Por último, o Linux Mint 20 promete dois novos esquemas de cores para o tema Mint-Y, a saber, Aqua e Pink, e uma nova ferramenta para compartilhar arquivos criptografados na rede local.

Tema Aqua

Outros detalhes

Baseada no Ubuntu 20.04 LTS, a próxima versão do Linux Mint será alimentada pelo kernel Linux 5.4 LTS, que será suportado até 2022. Nenhuma data de lançamento foi definida no momento.

Warpinator

A ferramenta para enviar arquivos pela rede local está quase pronta. Estamos analisando a criptografia de dados agora. Funciona bem, parece legal, mas ainda não temos um nome para isso.

Fim da vida útil

Da mesma forma, o projeto Linux Mint anunciou o fim da vida útil da série LMDE 3 em 1º de julho de 2020. A equipe pede aos usuários para atualizarem para o LMDE 4 o mais rápido possível.

Então, após essa data, os repositórios continuarão funcionando, porém, o lançamento não receberá mais correções de bugs e atualizações de segurança do Linux Mint.

Além disso, para atualizar o LMDE 3 para o LMDE 4, leia ” Como atualizar para o LMDE 4 “.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile