Linux Mint 21.2 beta já está disponível para download com o Cinnamon 5.8

Espera-se que o lançamento final chegue às ruas no final deste mês ou no início de julho de 2023.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

A versão beta da próxima distribuição Linux Mint 21.2 “Victoria” já está no servidor principal e espelhos oficiais para usuários que desejam ter uma ideia do que há de novo no próximo lançamento.Assim, o Linux Mint 21.2 beta já está disponível para download com o Cinnamon 5.8.

Apelidado de “Victoria”, o Linux Mint 21.2 é a terceira parcela da série Linux Mint 21, que é baseada na série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com suporte de longo prazo da Canonical e alimentada pelo kernel Linux 5.15 LTS.

O Linux Mint 21.2 Beta está disponível em três edições com os ambientes de desktop Cinnamon 5.8 , Xfce 4.18 e MATE 1.26 pré-instalados. Como esperado, a edição Cinnamon continua sendo o carro-chefe e traz as mudanças e novidades mais interessantes.

Entre eles, há suporte para touchpad e gestos da tela sensível ao toque, uma configuração global de modo escuro para oferecer suporte a aplicativos GTK4/libadwaita, suporte XDG Desktop Portal para fornecer aos usuários melhor compatibilidade com aplicativos Flatpak, suporte para cores de destaque, um gerenciador de arquivos Nemo mais rápido com nova pasta ícones, bem como dicas de ferramentas e notificações renovadas.

O Linux Mint 21.2 também procura trazer um gerenciador de login muito aprimorado com melhor navegação de teclado, suporte para sessões Wayland, suporte para emblemas LXQt/Pademelon, um layout configurável para o teclado na tela integrado, uma lista de sessão rolável, suporte para vários teclados layouts e melhor suporte para touchpad com detecção automática e ativação de toque para clicar.

Linux Mint 21.2 beta já está disponível para download com o Cinnamon 5.8

Linux Mint 21.2 beta já está disponível para download com o Cinnamon 5.8

O suporte completo para imagens HEIF e AVIF também estará disponível no próximo lançamento do Linux Mint, que também atualizará o aplicativo visualizador de documentos Xreader interno para suportar adequadamente os documentos do Adobe Illustrator e o aplicativo visualizador de imagens Pix com um rebase no gThumb 3.12.2 visualizador de imagens.

Também atualizado no Linux Mint 21.2 está o aplicativo Gerenciador de Software, que recebeu uma atualização da interface do usuário, melhores algoritmos de pontuação/classificação e uma lista de pacotes ajustada. Além disso, o aplicativo Warpinator recebeu suporte para as tecnologias Landlock e Bubblewrap para implementar o isolamento de pastas.

No momento em que escrevo, não há nenhum anúncio oficial da equipe do Linux Mint, e isso porque as imagens ISO ainda estão sendo buscadas pela infinidade de espelhos de download em todo o mundo. Geralmente leva alguns dias para que todos os espelhos ofereçam as novas imagens ISO.

Quando o processo estiver concluído, o site oficial será atualizado com os links para download da versão beta. Até que a equipe do Linux Mint anuncie oficialmente o lançamento do Linux Mint 21.2 Beta, você pode baixar as imagens ISO ao vivo com os sabores Cinnamon, Xfce e MATE usando os links abaixo, que apontam para vários espelhos oficiais.

Esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não instale ou use em uma máquina de produção!

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.