Linux Mint 22 “Wilma” virá com base no Ubuntu 24.04 LTS

A edição Cinnamon do Linux Mint 22 incluirá um novo Nemo Actions Organizer para permitir que você organize suas ações do Nemo em menus e submenus.

A distribuição Linux Mint 22 “Wilma” virá com base no Ubuntu 24.04 LTS. O líder do Linux Mint, Clement Lefebvre, revelou hoje o codinome do próximo grande lançamento da popular distribuição Linux Mint baseada no Ubuntu, Linux Mint 22 “Wilma”, juntamente com uma de suas atrações.

O Linux Mint 22 “Wilma” provavelmente será lançado em junho ou julho de 2024 e será baseado na próxima e duradoura série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) da Canonical, prevista para abril de 2024.

Isso significa que o Linux Mint 22 será alimentado pelo kernel Linux 6.8 do Ubuntu 24.04 LTS e deve ser lançado com uma nova versão principal do ambiente de desktop Cinnamon que incluirá um novo Nemo Actions Organizer para permitir que você organize suas ações do Nemo em menus e submenus.

“Esta ferramenta suportará submenus aninhados, ícones de menu, separadores e arrastar e soltar”, disse Clement Lefebvre na newsletter mensal de janeiro de 2024. “Você também poderá renomear ações e substituir seu ícone.”

Linux Mint 22 “Wilma” virá com base no Ubuntu 24.04 LTS

Embora a versão atual, Linux Mint 21.3 “Virginia”, que é a última versão baseada no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), tenha sido enviada com uma sessão experimental do Wayland, não parece que o Linux Mint 22 substituirá a sessão do Xorg pela Wayland como padrão.

Clement Lefebvre afirmou em outubro de 2023 que a sessão Wayland no Linux Mint deve estar totalmente pronta em algum momento de 2026 como parte da série Linux Mint 23. Muito provavelmente, o Linux Mint 22 oferecerá uma sessão Wayland mais estável, mas não será ativado por padrão de acordo com o líder do Linux Mint.

Na verdade, parece que a sessão Wayland na versão Linux Mint 21.3 poderia potencialmente afetar a sessão Xorg e desencadear problemas específicos, então a equipe do Linux Mint mais uma vez lembrou aos usuários que o suporte ao Wayland no Linux Mint 21.3 está em um estado experimental e é recomendado reiniciar seus sistemas sempre que você alternar entre as sessões Xorg e Wayland.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile