Linux Mint assume o desenvolvimento do Timeshift

O Linux Mint está assumindo o desenvolvimento do Timeshift, uma popular ferramenta de backup de código aberto. Qualquer pessoa familiarizada com o Mint deve conhecer bem este utilitário. Assim, o Timeshift é, como o próprio líder da distribuição, Clement Lefebvre, diz na última atualização mensal, uma prancha central na ‘estratégia’ de backup e atualização do sistema.

Um sistema perfeito é um sistema onde bugs e falhas de segurança são corrigidos rapidamente, mas onde nada que já funcionou começa a quebrar. É um sistema onde a segurança e a estabilidade são fundamentais, sem compromissos. 

É um sistema onde um fluxo constante de alterações de código é aplicado para corrigir bugs e vulnerabilidades, mas onde um mecanismo sólido está em vigor para reverter as alterações quando ocorrem regressões.

Linux Mint assume o desenvolvimento do Timeshift

Infelizmente, como acontece, o criador do Timeshift não pode continuar trabalhando nele devido a outras responsabilidades. Não querendo vê-lo estagnado, a equipe responsável pelo sistema Linux Mint diz que ‘entrou em contato’ para ver como eles poderiam ajudar. Para encurtar a história: o Linux Mint está assumindo a manutenção do aplicativo daqui em diante.

E como parte do processo, o Timeshift está se tornando um membro oficial da família XApp (este é o software doméstico estável da Mint que ele projeta e desenvolve para ser distro-agnóstico para uso mais amplo possível).

Timeshift agora é um XApp

Há muito tempo sou fã da abordagem atenta do Mint para enviar os tipos de aplicativos que as pessoas realmente precisam e usam no dia a dia. Timeshift é um deles – mas não é apenas uma ferramenta que os usuários do Mint podem usar, mas uma que eles são ativamente incentivados a usar.

Esse mecanismo no Linux Mint é o Timeshift. Lefebvre chama isso de parte da “estratégia de atualização robusta” da distribuição, que aconselha os usuários a “tirar instantâneos, aplicar todas as atualizações” – regularmente!

Timeshift foi criado e mantido por um desenvolvedor muito talentoso chamado Tony George. Você provavelmente também ouviu falar de UKUU e Aptik, Tony desenvolve muitas ferramentas interessantes: https://teejeetech.com.

Infelizmente ele teve que parar de desenvolver Timeshift para se concentrar em seus outros projetos. Entramos em contato com ele para ver como poderíamos ajudar e foi tomada a decisão de assumir a manutenção.

Espere mais mudanças à medida que o desenvolvimento do Linux Mint 21 continua avançando em seu desenvolvimento.

Via OMGUbuntu

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile