Notícias

11/01/2022 às 07:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Linux Mint e Mozilla vão trabalhar juntos em melhorias para o navegador Firefox

Todo mundo deve sair ganhando com a parceria.

Linux Mint e Mozilla vão trabalhar juntos em melhorias para o navegador Firefox

Uma parceria em que todos ganham. Assim podemos definir um acordo entre os desenvolvedores da distribuição Linux Mint e a Mozilla para implementarem juntos mudanças importantes de desempenho no navegador Firefox naquele sistema operacional. O anúncio é do desenvolvedor líder do Linux Mint, Clement Lefebvre.


Segundo Clement Lefebvre em uma postagem no blog do Linux Mint, trata-se de uma parceria comercial ou técnica. Esta é uma tentativa de melhorar o navegador Firefox no Linux Mint. Por enquanto, o Firefox ainda será distribuído como um pacote .deb no Linux Mint. Porém, a partir do lançamento do Firefox 96, o navegador terá um suporte melhor para cantos arredondados. Assim, terá um visual próprio para o Linux Mint.

No entanto, existe um fato bem importante que é uma nova configuração padrão do Firefox no Linux Mint. A ideia em desenvolvimento é oferecer aos usuários uma configuração quase idêntica à versão do navegador web distribuído pela Mozilla.

Isso significa que a página inicial padrão não apontará mais para https://www.linuxmint.com/start/. Além disso, os mecanismos de pesquisa padrão serão redefinidos para os parceiros de pesquisa da Mozilla, como Google, Amazon, Bing, DuckDuckGo, Ebay, entre outros. Do mesmo modo, não haverá alterações de código ou patches do Linux Mint, Debian ou Ubuntu incluídos no navegador da web.

O Firefox ainda é um campeão do Open Source, ainda promove orgulhosamente o Software Livre fora de nossa comunidade e ainda produz um dos melhores e mais abertos navegadores disponíveis não apenas para nós, mas para milhões de pessoas que o desfrutam em sistemas operacionais proprietários. antes de migrar para o Linux, disse Clement Lefebvre.

Linux Mint e Mozilla vão trabalhar juntos em melhorias para o navegador Firefox

Linux Mint e Mozilla vão trabalhar juntos em melhorias para o navegador Firefox
Linux Mint e Mozilla vão trabalhar juntos em melhorias para o navegador Firefox

Assim, com a ajuda extra, a Mozilla quer fazer com que seu navegador de código aberto funcione da mesma forma em todas as plataformas suportadas. Por outro lado, os desenvolvedores do Linux Mint deixarão de se preocupar com a manutenção do Firefox em sua distribuição baseada no Ubuntu. A partir de agora só empacotarão os recursos próprios fornecidos pela Mozilla

Outro detalhe importante é que o navegador Firefox passa a integrar o Update Manager do Linux Mint. Assim, tanto a Mozilla quanto o Linux Mint esperam melhorar as atualizações de software no Firefox, que se integrará ao Update Manager do sistema. Desta forma, vai permitir que os usuários instalem versões mais recentes diretamente do próprio navegador.

Outra expectativa dos desenvlvedores é que o Firefox rodará muito mais rápido no Linux Mint. Porém, eles alertam os usuários que suas configurações padrão do mecanismo de pesquisa serão redefinidas para o Google. Entretanto, o DuckDuckGo permanecerá disponível, mas com uma URL diferente. No entanto, outras configurações do usuário serão fixas.

Os usuários do Linux Mint devem esperar que a transição para o Firefox vanilla aconteça com a próxima versão, Firefox 96. Isso deve ocorrer ainda nesta semana nas séries Linux Mint 19.xe Linux Mint 20.x. Da mesma forma, na distribuição LMDE baseada em Debian.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.