in

Linux Mint faz mudanças em pacotes snap e melhora suporte ao NVIDIA Optimus

Na verdade eles têm sérias críticas aos pacotes snap que se comportam como soft proprietário, segundo os desenvolvedores do Mint.

O Linux Mint 20 já está sendo preparado para estrear em breve. Como sabemos, esta é mais uma versão derivada do Ubuntu. Assim, para o Linux Mint 20, eles estão se baseando nos pacotes LTS do Ubuntu 20.04. Entretanto, haverá pelo menos uma grande mudança que são algumas medidas melhores para garantir que os pacotes Snap não fiquem nos sistemas do usuário. Portanto, leia a seguir que o Linux Mint traz novidades para pacotes snap e suporte NVIDIA Optimus

O Chromium é um dos pacotes em que o Ubuntu não está mais distribuindo uma versão do pacote Debian (APT). Então, agora, um pacote vazio tentará configurar o suporte ao pacote Snap (o snapd não deve estar instalado) e usar a versão Chromium da Snap Store. No Linux Mint 20, o pessoal do desenvolvimento não está empregando esse pacote e trabalhará para garantir que ele não seja instalado. Além disso, o Linux Mint 20 proibirá o APT de instalar o snapd, para que os usuários involuntariamente não acabem com o suporte ao Snap nesta distribuição baseada no Ubuntu.

A explicação

O pacote Chromium está realmente vazio e agindo, sem o seu consentimento, como um backdoor ao conectar seu computador à Ubuntu Store. Os aplicativos nesta loja não podem ser corrigidos ou fixados. Você não pode auditá-los, mantê-los, modificá-los ou até apontar o snap para uma loja diferente. Você tem tanto poder nisso como se estivesse usando software proprietário, ou seja, nenhum. Isso é de fato semelhante a uma solução proprietária comercial, mas com duas grandes diferenças: ele roda como root e se instala sem perguntar.

Primeiro, fico feliz em confirmar que o Linux Mint 20, como os lançamentos anteriores do Mint, não será enviado com nenhum snaps ou snapd instalado. Segundo, para resolver essa situação, faremos exatamente o que dissemos que faríamos:

  • No Linux Mint 20, o Chromium não será um pacote vazio que instala snapd pelas suas costas. Será um pacote vazio que informa por que está vazio e indica onde procurar o Chromium.
  • No Linux Mint 20, o APT proibirá a instalação do snapd.

Você ainda poderá instalá-lo e documentaremos isso nas notas de versão, mas, por padrão, o APT não permitirá que pacotes de repositório façam isso em seu nome.

Linux Mint faz mudanças em pacotes snap e melhora suporte ao NVIDIA Optimus

Linux Mint faz mudanças em pacotes snap e e melhora suporte ao NVIDIA Optimus

O Linux Mint 20 também está trabalhando para melhorar o suporte ao NVIDIA Optimus, o suporte a vários monitores continua a ser aprimorado e outras melhorias estão sendo feitas na área de trabalho Cinnamon.

Linux Mint faz mudanças em pacotes snap e e melhora suporte ao NVIDIA Optimus

No mês passado, eles deram uma prévia de algumas das novas cores no tema Mint-Y.

Achamos que isso seria popular, mas o feedback não foi tão positivo quanto esperávamos. Tivemos reações contraditórias e, embora algumas pessoas parecessem gostar delas, também notamos tantas pessoas contrárias, se não mais. Estou feliz por termos tentado e feliz por isso ter acontecido antes do BETA. Vamos adotar uma abordagem conservadora e ajustar essas cores com você durante a fase BETA.

Basicamente, reverteremos ou reduziremos a quantidade de alterações para a maioria das cores antes do BETA, e configuraremos uma meta-edição no Github com uma edição por cor para permitir que você participe do processo e dê feedback sobre as capturas de tela e pacotes que publicamos.

Outras Mudanças

De acordo com o pessoal do Mint, há melhorias sendo implementadas também no Warpinator. Problemas de rede foram resolvidos e a ferramenta recebeu muitas melhorias de estabilidade desde então.

Outro aplicativo importante que teve o desempenho melhorado foi o Nemo.

Mais detalhes sobre esses acontecimentos do Linux Mint por meio dessa atualização mensal de status do projeto.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.