Linux mostra que hardware antigo não precisa morrer

Imagem: Reprodução | Softpedia.

O Linux há muito é considerado uma alternativa ao Windows e, embora ainda haja opiniões divergentes sobre qual sistema operacional é a melhor opção para o futuro, há um capítulo que o Linux vence claramente: o suporte para hardware antigo.

Linux mostra que hardware antigo não precisa morrer

Com as versões mais recentes do Windows que exigem atualizações de hardware para aproveitar o pacote completo de recursos, os laptops antigos estão teoricamente mais ou menos abandonados, especialmente se forem muito lentos para serem atualizados para uma versão mais recente do Windows.

Mas isso não significa necessariamente que eles estão mortos, pois a instalação do Linux sempre pode dar uma nova vida a esses dispositivos, mesmo quando menos de 1 GB de RAM está disponível.

Prova viva é um experimento feito por um usuário no Reddit que instalou o Lubuntu em um laptop que foi originalmente fornecido com o Windows XP. O Windows XP não recebe mais suporte desde abril de 2014. Com a maioria dos aplicativos já desistindo deste sistema operacional, as opções são muito limitadas em termos de software e drivers.

A instalação do Linux sempre pode dar uma nova vida a esses dispositivos, mesmo quando menos de 1 GB de RAM está disponível.

Mudar para o Linux

Mas mudar para o Linux traz de volta à vida o antigo Compaq Presario CQ40, apesar de ainda lutar de vez em quando.

Por exemplo, o usuário explica que o dispositivo roda o Linux sem problemas. Por outro lado, ao assistir ao YouTube, a única maneira de obter um desempenho suave sem travamentos é usar apenas uma guia de cada vez.

Embora para muitos este seja um desempenho terrível, lembre-se de que este é um laptop com apenas 1 GB de RAM e um processador desatualizado. No mundo do Windows este já é um hardware antigo que não deveria ser usado hoje.

Aderir ao Windows XP também não é uma boa ideia, não apenas devido à falta de suporte, mas também do ponto de vista de segurança. As vulnerabilidades não corrigidas podem permitir que hackers invadam dispositivos e obtenham controle total de um host comprometido.

Fonte: Softpedia

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile