in

Linux no iPhone 7 agora executa o Wayland Graphical Window Manager

Antes, isso havia sido feito pela linha de comando.

Linux no iPhone 7 agora executa o Wayland Graphical Window Manager

Alguns dias atrás, houve uma instalação bem-sucedida e de teste da versão mínima do PostmarketOS Linux no iPhone 7. Contudo, agora, eles desbloquearam com sucesso outro recurso dentro do chamado Project Insanity. Da linha de comando, eles passam a executar o sistema com uma interface gráfica do usuário (GUI). Assim, o Linux no iPhone 7 agora executa o Wayland Graphical Window Manager.

Anteriormente, eles executaram o PostmarketOS sem GUI usando uma imagem persistente do sistema na memória do sistema do iPhone. Desta vez, o Project Insanity pode configurar todo tipo de gerenciador gráfico de janelas. É o caso, por exemplo, do compositor mínimo e rápido de Wayland, o Weston. Para o mesmo, eles usaram ferramentas e técnicas que o Corellium usa em sua construção Android para o iPhone.

Linux no iPhone 7 agora executa o Wayland Graphical Window Manager

Linux no iPhone 7 agora executa o Wayland Graphical Window Manager

Isso parece incrível e o projeto está a um passo de ativar e conectar-se a outros dispositivos usando Bluetooth ou Wi-Fi. Não será tão difícil quanto o Corellium já implementou o mesmo em seu kernel personalizado.

Para executar o Linux no iPhone 7, o processo começou com a mesma etapa de compilação e preparação de imagens do postmarketOS usando a ferramenta utilitário pmbootstrap. Entretanto, desta vez, em vez de ‘sem GUI’, eles usaram o Weston como interface do usuário.

O restante do procedimento seguiu o mesmo guia antigo de compilar o kernel com o ramdisk personalizado e exibir a imagem e o kernel do sistema usando a ferramenta checkra1n. Uma vez finalizados, eles inicializaram o processo em uma sessão gráfica do usuário.

A execução bem-sucedida da interface gráfica do usuário do Linux abriu novas expectativas com este projeto. Portanto, certamente podemos antecipar novas atualizações nos próximos dias sobre a implementação de chamadas telefônicas, SMS ou MMS.

Até lá, se você também quiser tentar isso, deve seguir as instruções passo a passo do blog oficial aqui. Ou você pode enviar diretamente um e-mail ao líder do projeto, Onny, para contribuir.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.