Linux permitirá definir o nome do host antes que o espaço do usuário seja iniciado

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O nome do host em sistemas baseados em Linux é muito usado para diferentes aplicativos. No entanto, o acesso a ele geralmente é feito pelo espaço de trabalho e pelo sistema init ao inicializar o sistema operacional. O problema pode ocorrer se algum processo do espaço do usuário tentar ler o nome do host do sistema antes que ele seja definido. Esses problemas fazem ou podem fazer parte do presente, mas seus dias estão contados e desaparecerão durante este 2022. É que o Linux permitirá definir o nome do host antes que o espaço do usuário seja iniciado.

Dan Molding introduziu um parâmetro do kernel como um patch que permitirá que o nome do host seja definido antes do início do espaço de trabalho. Larabel explica um cenário possível em que isso pode ser um problema: mdadm depende do nome do host para determinar se é um array de disco local ou externo e usa caminhos diferentes. “Se o mdadm tentar obter o nome do host antes que ele seja lido no sistema de arquivos e definido pelo sistema init, você poderá se deparar com um comportamento inesperado”, explica ele.

Nome do host antes do espaço do usuário no Linux em 2022

Linux permitirá definir o nome do host antes que o espaço do usuário seja iniciado
Linux permitirá definir o nome do host antes que o espaço do usuário seja iniciado.

O que esse patch permitiria seria definir o parâmetro do kernel “hostname=” para outra coisa durante o processo de inicialização do SO, antes que o sistema de arquivos seja montado e o espaço do usuário seja iniciado. Esta é uma etapa extra para passar de usuários a administradores em alguns cenários, o que pode ser um incômodo, mas será uma opção utilizável ou inutilizável. Como quase sempre no Linux, a escolha será nossa.

Sobre quando essa mudança estará disponível, que tudo deve ser dito, é provável que poucos de nós a usem, espera-se que ela chegue junto com o Linux 5.19. O Linux 5.18 está em desenvolvimento agora, e é mais do que provável que seu lançamento estável chegue amanhã, então o 5.19 deve chegar em 24 de julho ou 31 de julho.

Via LinuxAdictos

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.