in

Linux tem menor participação no Steam

Números são de dezembro e apontam para uma menor participação.

No início de janeiro foram divulgados os números do Steam Survey da Valve relativos a dezembro de 2019. Os resultados se mantiveram estáveis nas últimas semanas, sem qualquer revisão em relação ao que foi revelado no começo do mês. Porém, no meio do mês, os mesmos números não foram editados pela Valve. Geralmente, isso ocorre em alguns levantamentos mensais.

Em dezembro de 2019, a Pesquisa Steam mostra que o mercado de jogos Linux caiu 0,14%, para 0,67%. Isso representa uma queda bem significativa. No entanto,  lembre-se de que é em termos percentuais e não o número absoluto de jogadores. Contudo,  esta redução não deixa de ser uma surpresa, já que o mercado de jogos do Steam Linux tem sido bastante estável nos últimos meses. Tudo graças em grande parte ao Steam Play, que permite que muitos jogos do Windows sejam executados normalmente no Linux.

Linux tem menor participação percentual no Steam

Linux tem menor participação no Steam

Um valor de 0,14% é significativo, dada a pequena base de jogos Linux, porém, pode ser quase um erro de arredondamento, dado o tamanho da base de usuários do Steam. Entretanto, aumentando a probabilidade de imprecisões da pesquisa, a Valve relatou em dezembro de 2019 que o market share do Windows 7 de 64 bits subiu 14% enquanto o Windows 10 caiu 13%.

Para isso ocorrer, ou a detecção da versão Steam falhou miseravelmente, ou algo mais está errado. Finalmente, o Windows 7 está sendo submetido à EOL pela Microsoft e não há uma explicação clara por que haveria uma grande oscilação nos usuários do Windows 7 no último momento. Poderíamos acreditar no declínio de 0,14% do Linux, pois é possível que muitos usuários do Windows inicializem seu cliente Steam em dezembro para aproveitar as vendas de Natal na plataforma da Valve, mas ver esse salto do Windows 7 gera menos confiança nos números mensais.

Para encurtar a história, os números do Steam Survey parecem cada vez menos confiáveis, embora a participação no mercado de jogos Linux ainda pareça estar em torno de 1% ou menos. Quem quiser ver os números de dezembro pode encontrá-los aqui.