As distribuições 4MLinux e QTOS acabam de anunciar novas versões. 4MLinux é uma pequena distribuição Linux de 32 bits que se concentra em quatro recursos: manutenção (como restauração a partir de um CD), multimídia (para reproduzir DVDs de vídeo e outros arquivos), miniserver (usando o daemon inetd) e Mystery (fornecendo vários pequenos jogos Linux). De acordo com os desenvolvedores, o último lançamento do projeto, o 4MLinux 25.0, melhora o tratamento de certificados CA, oferece uma opção para desabilitar a tela de login e usa o mpv como media player padrão. Todos os detalhes estão no anúncio de lançamento.
Novos recursos:
- melhor gerenciamento de certificados CA (não é necessário aceitá-los manualmente);
- suporte completo ao algoritmo de compactação de dados Zstandard (4MLinux Backup Scripts);
- tela de login pode ser desabilitada (é uma resposta para solicitações de usuários);
- GIMP 2.10 com suporte completo para scanners e câmeras digitais;
- Python3 com Meson e Ninja (este é agora, de fato, o principal sistema de compilação no ecossistema GNOME / GTK +).
O media player padrão no 4MLinux agora é mpv (com o GNOME MPV). Da mesma forma, outros players (MPlayer, SMPlayer, Xine e VLC) estão disponíveis para download. Assim, todas essas aplicações agora podem usar a aceleração de vídeo por hardware (via VA-API e VDPAU). Para computadores antigos, o MPlayer,
Q4OS
O Q4OS é uma distribuição leve, baseada no Debian, que apresenta o desktop Trinity (uma continuação do ambiente de área de trabalho KDE 3). O último lançamento do projeto, o Q4OS 2.5, introduz várias atualizações de pacotes e também possibilita a instalação do desktop KDE Plasma 5 ao lado do Trinity. Esta versão é chamada de Q4OS 2 Scorpion.
A nova série 2.5 traz uma mudança essencial ao adicionar o KDE Plasma como uma opção ao desktop Trinity, já que o Q4OS está agora pré-configurado para ambos os desktops coexistirem lado a lado. Assim, um usuário pode acessar e alternar entre o desktop Trinity leve e eficiente e o ambiente de área de trabalho KDE Plasma, mais avançado, de acordo com sua escolha.
Outras mudanças incluem:
- PulseAudio com melhor integração do sistema para facilitar o gerenciamento de áudio;
- melhorias no instalador do Q4OS;
- Firefox 60 e do LibreOffice 6.
Mais detalhes podem ser encontrados no blog do projeto.