A grande maioria dos emuladores de terminal exibe imagens usando caracteres de bloco, o que torna a pixelização evidente. Mas você não precisa sofrer pixelização ao visualizar imagens, pois o Kitty Graphics Protocol nos permite exibir imagens coloridas de alta definição de 24 bits diretamente em seu terminal. Neste post, você conhecerá 6 ótimos visualizadores de imagens gratuitos e de código aberto baseados em terminal para Linux.
Visualização em terminais
Os terminais que suportam o protocolo Kitty Graphics incluem Kitty, WezTerm, Konsole e Wayst. Infelizmente, a grande maioria dos emuladores de terminal não oferece suporte ao protocolo. Em vez disso, esses emuladores de terminal podem suportar apenas Sixel (“seis pixels”), um formato gráfico de bitmap que consiste em um padrão de seis pixels de altura e um de largura, resultando em 64 padrões possíveis.
Além disso, você também precisará de um visualizador de imagens que suporte o protocolo. Este artigo seleciona os melhores visualizadores de imagens gratuitos e de código aberto, em uma lista elaborada pelo pessoal do Linux Links, que permitem visualizar imagens coloridas de alta definição de 24 bits em um terminal. Ranger é um gerenciador de arquivos, mas suporta visualizações em alta definição.
Visualizadores de imagens baseados em terminal
- timg: Um visualizador de imagens e vídeos com boa variedade de recursos. Escrito em C++. Um pequeno programa de linha de comando para visualizar imagens do terminal. Ele não apenas exibe imagens em um terminal, mas também suporta o Kitty Graphics Protocol. Isso permite visualizar imagens de alta resolução diretamente em um terminal. E o software também permite assistir animações e vídeos dentro do terminal.
- viu: Visualizador de imagens baseado em Rust. Um pequeno programa de linha de comando para visualizar imagens do terminal. Ele também oferece suporte ao protocolo Kitty Graphics. Isso permite visualizar imagens de alta resolução diretamente em um terminal.
- Chafa: Chafa permite visualizar imagens e também GIFs animados. Sua funcionalidade principal é fornecida com uma biblioteca C.
- TIV: Um pequeno programa C++ (menos de 650 linhas de código) que exibe imagens em um terminal gerando códigos ANSI RGB e caracteres gráficos de bloco Unicode.
- Ranger: Gerenciador de arquivos baseado em terminal que suporta visualizações de arquivos de imagem de alta qualidade.Ele visualiza a árvore de diretórios em duas dimensões: a hierarquia de diretórios em uma, listas de arquivos na outra, com uma visualização à direita para que você saiba para onde irá.
- icat: Utilitário semelhante ao Cat pode especificar vários arquivos de imagem e/ou diretórios.