Linus Torvalds anunciou ontem a disponibilidade geral para testes públicos do primeiro marco de desenvolvimento do Release Candidate (RC) da próxima série de Linux Kernel 6.11.
Linux Kernel 6.11
Espera-se que o Linux Kernel 6.11 traga coisas como um novo subsistema de driver para habilitar o suporte upstream para chips Bluetooth/WLAN em plataformas Qualcomm, suporte getrandom() para vDSO em sistemas x86, adicionando um novo tipo de mapeamento para mmap(2) que permite ao kernel zerar páginas a qualquer momento sob pressão de memória, suporte hotplug de CPU virtual para sistemas AArch64 (ARM64) ACPI e um novo mecanismo para criar domínios de interrupção.
Além disso, o kernel Linux 6.11 atualiza o suporte KVM para a arquitetura LoongArch com suporte a ParaVirt steal time, suporte a perf kvm-stat e alguns aprimoramentos de migração de VM, habilita a redução de polling de parada KVM por padrão.
Essa versão de teste reescreve o esquema de contabilidade de disco para o sistema de arquivos bcachefs para armazenar a contabilidade como chaves btree normais e implementa suporte do lado do servidor NFS para o novo tipo de layout pNFS NVMe. Outra novidade é um dmaengine_prep_peripheral_dma_vec() para oferecer suporte a transferências usando vetores dma e documentação e usuário no AXI dma, juntamente com suporte a STMicro STM32 DMA3, uma versão mínima para a cadeia de ferramentas Rust.
O Linux Kernel 6.11 traz suporte para as plataformas de CPU Arrow Lake e Lunar Lake, suporte ao driver Loongson-3 CPUFreq, suporte rápido a CPPC no driver amd-pstate cpufreq e suporte à interface hwmon para o driver do ventilador ACPI.
Mais da versão de testes
A versão 6.11 também promete uma camada de API de hiperchamada VMware unificada para fornecer suporte adicional à API para soluções de computação confidenciais, uma nova lógica por trás da recuperação do grupo de blocos em segundo plano, remoção automática do cgroup após a remoção de um subvolume e novas opções de montagem ‘rescue=’ para o sistema de arquivos Btrfs, suporte NUMA para sistemas baseados em RISC-V ACPI, bem como muitos drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.
Os diffstats também são (mais uma vez) dominados por algumas grandes descrições de hardware (outro dump de registro de GPU AMD responde por ~45% das linhas no diff, e mais alguns arquivos descritores JSON de eventos de perf respondem por outros 5%).
Mas se você ignorar esses dumps de HW, o diff parece perfeitamente regular: drivers respondem por um pouco mais da metade, o resto é aproximadamente um terço de atualizações de arquitetura, um terço de ferramentas e documentação, e um terço de “kernel principal” (sistemas de arquivos, rede, VM e kernel).
Linux Torvalds
O lançamento final do kernel Linux 6.11 é esperado para meados ou final de setembro de 2024.
Via: 9to5Linux