O KDE Frameworks 6.4 já está disponível!

Imagem da área de Trabalho do KDE Frameworks

O Projeto KDE lançou hoje o KDE Frameworks 6.4. Essa nova versão é a atualização mais recente para esta coleção de código aberto de mais de 70 bibliotecas complementares ao Qt que fornecem uma ampla gama de funcionalidades comumente necessárias para o ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos KDE.

KDE Frameworks 6.4

As atualizações mensais do KDE Frameworks continuam e o KDE Frameworks 6.4 está aqui para adicionar suporte a JXR (JPEG XR) aos formatos de imagem suportados, melhorar a legibilidade do texto nos botões Kirigami.NavigationTabBar, especialmente em telas de DPI baixo ou médio, melhorar a acessibilidade do Kirigami.PlaceholderMessagecomponente de IU comum e melhorar a densidade de informações nas caixas de diálogo Obter novo [coisa], que agora usam um estilo de visualização mais compacto por padrão.

Essa nova versão também melhora os ícones de pasta do Breeze para que não fiquem mais totalmente brancos ou totalmente pretos quando selecionados em vários contextos ao usar uma cor de destaque personalizada.

O KDE Frameworks 6.4 implementa o estilo Breeze para divisores móveis em aplicativos QML, o que leva a barras laterais redimensionáveis em locais onde você esperaria que as barras laterais fossem redimensionáveis, adiciona um ícone de tradução genérico, adiciona uma versão base não simbólica dos ícones de rede-sem fio-bluetooth e adiciona suporte para o recém-introduzido ColorScheme-Accent.

Além disso, o KDE Connect recebeu suporte para que o texto “Escolha um dispositivo para enviar: “em diálogos de compartilhamento fosse legível em todos os idiomas, uma regressão do Qt que impedia que os botões da barra de ferramentas em aplicativos QtQuick mostrassem que tinham foco no teclado foi corrigida, e o Bluez Qt recebeu serviços principais/primários para áudio Bluetooth LE, incluindo CSIS, MCS, BASS, PACS e CAS.

Imagem da área de Trabalho do KDE Frameworks

Correções

Essa nova versão corrige um bug que fazia com que itens no desktop KDE Plasma desaparecessem até que o ambiente de desktop fosse reiniciado após a alteração dos ícones. O desenvolvedor do KDE Renewed Nate Graham explica que isso era causado porque o usuário alterava os ícones manualmente ou eles eram alterados automaticamente por outra coisa.

Confira a página de anúncio de lançamento para mais detalhes sobre as mudanças implementadas na atualização do KDE Frameworks 6.4, que chegará em breve aos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux favorita.

Certifique-se de manter suas instalações atualizadas o tempo todo, especialmente se estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma, para ter acesso à versão mais recente.

Via: 9to5Linux