E não houve jeito: o Fedora 30 Beta que estava previsto para ser lançado na próxima terça-feira, está atrasado. A versão está sob um congelamento beta desde o dia 5 de março. Porém, devido ao atraso, o Fedora 30 Beta só deve estar pronto no início de abril.
Qual foi o problema?
Atualmente, há um bug de bloqueio e as imagens de área de trabalho do Arm não possuem um navegador da Web instalado. Isso é devido a problemas atuais de compilação com o Firefox. Assim, por enquanto, a correção aplicada agora é usar o Epiphany como o navegador padrão para as imagens de desktop do Fedora 30 Arm (como mostra este relatório de bug). No entanto, o giro não foi atualizado corretamente a tempo para a reunião atual do Go/No-Go.
Consideraremos o Fedora 30 Beta No-Go e passaremos para a data alvo Beta # 1 (2019-04-02). A próxima reunião do Fedora 30 Beta Go/No-Go será quinta-feira, 28 de março, às 17:00 UTC no # fedora-meeting-1, diz o comunicado.
Como resultado, nenhuma reunião aconteceu e eles adiaram por uma semana. A boa notícia é que, com os recentes ciclos de lançamento do Fedora, eles tiveram um buffer de uma semana embutido no cronograma, de modo que agora eles estão visando a sua meta de lançamento para o dia 2 de abril. Então, presumindo que nenhum outro bug venha bloquear a versão novamente até lá, o Fedora 30 Beta deve ser lançado oficialmente em apenas mais uma semana.
Já a versão final do Fedora 30 está prevista para o final de abril ou início de maio.
O novo Fedora 30 virá com o GNOME 3.32. Por outro lado, da mesma forma, o novo ambiente de desktop traz uma remodelação do visual dos ícones. Além disso, são esperadas muitas melhorias de desempenho e consumo de memória.