Clonezilla Live 3.1 é lançado com Memtest86+ 6.10

Logo do Clonezilla live com um fundo branco

O Clonezilla Live 3.1 acaba de ser lançado! Steven Shiau anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do dessa nova versão como uma grande atualização para esta distribuição GNU/Linux baseada em Debian para clonagem e imagem de disco.

Sincronizado com o repositório Debian Sid desde 26 de abril de 2023 e alimentado pelo kernel Linux 6.1.25 LTS, o lançamento do Clonezilla Live 3.1 apresenta duas novas ferramentas, ou seja, dvtm (gerenciador de terminal virtual dinâmico) e dtach, um programa que emula o recurso de separação da tela.

O Clonezilla Live 3.1

Além de apresentar novas ferramentas, o Clonezilla Live 3.1 também apresenta uma nova opção “-K” (–ignoreactivationskip) ao comando vgchange para permitir que ele lide com instantâneos, adiciona suporte para arquiteturas x86 no script makeboot.sh e trata desenvolvedores de blocos que contêm um sistema de arquivos na imagem quando restaurando como uma partição. Excelentes adições até aqui!

clonezilla-live-3-1-e-lancado-com-memtest86-6-10

Além disso, várias melhorias foram adicionadas ao suporte RAID falso/firmware, bem como às funções check_if_disk_busye is_partitionde ocs-functions, e os scripts ocs-ontheflye ocs-srforam atualizados para que o mecanismo de cache da lista de dispositivos esteja sempre desabilitado se /dev/md* existir, while ocs-sragora lista o disco e a partição na interface em modo texto.

Versões de componentes atualizadas e falhas corrigidas

Vários componentes têm novas versões nesta versão, como EZIO 2.0.1-1, uma ferramenta para clonagem/implantação rápida de imagem de disco de servidor na rede local, e Memtest86+ 6.10, a popular ferramenta de teste de memória de código aberto.

Além disso, algumas falhas que estavam presentes no Clonezilla Live 3.0.3 e versões anteriores também foram corrigidos, incluindo opções de diálogo inválidas para a -popção, “parada” extra nos parâmetros ao parar o servidor lighttpd, um erro de sintaxe sobre o tamanho quando a imagem dd é convertido por ocs-cvtimg-comp, e um problema com o cache da lista de dispositivos que não foi desabilitado corretamente.

O Clonezilla Live 3.1 (3.1.0-22) está disponível para download agora no site oficial como imagens ISO Live para computadores de 32 e 64 bits. Você pode usar o Clonezilla Live diretamente de uma unidade flash USB para clonar partições e discos para backup, implantação em massa ou para restaurar uma instalação danificada.

Essa nova versão traz correções e atualizações importantes. Então, sugerimos que ela seja instalada agora mesmo na sua máquina. Além disso, reforçamos que a cada atualização desse e de outros softwares, a instalação seja executada o mais rápido possível, já que muitas delas trazem correções importantes.