Na dica de hoje, veja como instalar programas .tar.gz, tar.bz2, tar.xz no Linux. Tais formatos são não convencionais de instalação, ou seja, aqueles que estão em formatos diferentes de .deb ou .rpm. Mas, se por ventura o que você quer é apenas como descompactar, tema um outro artigo que mostra como descompactar arquivos .zip, .rar, tar.gz, bz2, tar.bz2. pelo terminal no Linux.
Instaladores de aplicativos
As distros Linux possuem ótimo suporte especialmente as mais convencionais como Ubuntu, Fedora ou OpenSUSE, mas, às vezes, não encontramos programas/pacotes específicos ou queremos uma versão mais recente. Por isso que quando não encontramos o programa nos repositórios de nossa distro Linux, podemos encontrar ele no site ou git do projeto, geralmente ele vem empacotado como .tar.gz, tar.bz2, tar.xz.
Aqui falaremos e mostraremos como proceder com a instalação de programas/pacotes que não estão em .deb ou .rpm que são estranhos para alguns, os programas/pacotes em .tar.gz, tar.bz2, tar.xz lembrando que procedimento serve para qualquer distro Linux.
Extensões mais comuns
Temos programas/pacotes que estão em .tar.gz, tar.bz2, tar.xz e alguns em .sh entre outros formatos vamos falar brevemente de cada um e mostrar como você vai realizar a instalação.
O que são os arquivos .tar ?
Antes de explicar como instalar vamos explicar brevemente o que é o .tar quem é novo no Linux acaba se assustando quando busca um programa para instalar e acaba achando um arquivo .tar diferente do .zip ou .p7zip um arquivo .tar não é um programa que foi compactado como muitos locais acabam falando, .tar não é um compactador de arquivos!
Mas então do que estamos falando? De um arquivador! A diferença é que um programa que está em .tar possui vários arquivos menores que permitem sua instalação. O tar significa tape archive, uma lembrança dos tempos das fitas magnéticas.
O que são arquivos bz2, gz e xz?
Como dito acima o .tar não é um compactador e sim um arquivador para sistemas Unix dos quais o Linux é o mais famoso hoje em dia embora reunir arquivos menores possa ser útil, compactar facilita e muito. Neste cenário aparecem o bz2,gz e xz são eles os compactadores no mundo Linux temos tar e um compactador combinado por isso encontramos .tar.bz2 por exemplo.
Exemplo e explicações
No Linux temos um grande apoio que é o man! Trata-se do manual ele costuma vir na maioria das distribuições no Ubuntu, Fedora,OpenSUSE, Arch Linux tem então possivelmente você já o tem instado.
Para acessar o manual do tar e dos compactadores usados em conjunto basta no terminal digitar:
man tar
No caso do .tar.bz2 por exemplo o comando para extrair é:
tar -jxvf nome do arquivo terminado em.tar.bz2
Se for tar.xz o comando será:
tar -Jxxvf nome do arquivo terminado em.tar.xz
E caso o arquivo seja tar.gz:
tar -zxvf nome do arquivo terminado em .tar.gz
cd Downloads
tar -jxvf jed-0.99-19.tar.bz2
Você pode deixar ele onde ele está ou mover para outro local, geralmente na partição /opt:
sudo mv jed-0.99-19/ /opt/
Neste exemplo, temos um arquivo INSTALL na pasta do jed. Observe que para leitura pelo Terminal, pode usar o nano, o mais comum. No entanto, existem outros editores que também podem ser usados! Caso você tenha interface gráfica, pode usar o gedit ou o kate. Sendo o Gedit para desktops baseados no GNOME e o Kate para KDE.
nano INSTALL.unx
Digamos que tudo está correto e que não seja necessário instalar mais nada, agora já podemos seguir com o próximo comando, o ./configure:
./configure
Foi o caso que aconteceu ao fazer o procedimento, após ler o INSTALL encontramos que o comando a ser dado caso o ./configure não funcione é:
./configure --prefix=/usr/local --with-slang=/goodies/lib
Após isto, o grande momento, compilar tudo:
make
make clean
sudo make install
Preciso instalar os pacotes .tar.gz, tar.bz2, tar.xz no /opt?
Se você pesquisar verá que instalar programas/pacotes .tar.gz, tar.bz2, tar.xz no diretório opt é uma recomendação pois o mesmo fica acessível para outros usuários.
No caso de só você utilizar seu computador poderia sem problemas deixar em qualquer lugar.
Só que deixando em /opt ou até mesmo no /usr/local você consegue ter uma organização melhor.
Não consegui instalar os pacotes .tar.gz, tar.bz2, tar.xz no Linux e agora?
Nem toda instalação de um pacote .tar.gz, tar.bz2, tar.xz feita na unha dará certo de primeira, por isso a importância de ler o guia de instalação que vem com o programa em alguns casos pode não ter, mas terá no site oficial.
Observe ainda as dependências que são pedidas, pode acontecer de sua distro não ter as mesmas daí temos 2 opções: Ou você baixa e instala o que está faltando ou espere o programa chegar até sua distro.
Geralmente as principais distribuições Linux e em especial o Ubuntu e derivados já possuem os principais programas/pacotes em seus repositórios e mesmo distros que não possuem contam com apoio da comunidade para trazer programas/pacotes que o público solicita.
Mas, enquanto você espera, você pode continuar instalado os pacotes .tar.gz, tar.bz2, tar.xz de forma fácil no seu Linux, esta é a ideia central, descomplicar e fazer com que você possa instalar seus aplicativos prediletos sem esperar tanto este ser disponibilizado nos repositórios oficiais de sua distribuição.
Esperamos que tenha aprendido como instalar programas .tar.gz, tar.bz2, tar.xz no Linux. Caso tenha alguma dúvida, entre no nosso grupo do Telegram. Lá tem mais de 2200 pessoas para te ajudar.