Como já sabemos, usuários do GNU/Linux gostam de personalizar seus sistemas, cada um tem um estilo próprio, assim, vamos ver como instalar e personalizar temas de ícones no Debian de forma que o visual fique ao estilo do usuário. No nosso caso estamos usando o sistema GNU/Linux Debian Stretch LXDE e que servirá para as distros Debian-like.
Para ver como personalizar mais o Debian por exemplo como o tipo de fontes, clique no botão abaixo:
Como Instalar Tipo De Fontes E Personalizar No Debian
Ícones
A palavra ícone vem do Grego “eikon” e significa imagem. Dentro da informática, ícone é um pequeno símbolo gráfico. Geralmente é usado para representar um software ou um atalho para um arquivo específico, aplicação ou diretório. Os ícones chamaram muita atenção com o surgimento da Interface Gráfica nos primeiros Sistemas Operacionais. Hoje em dia tanto computadores como também vários dispositivos utilizam ícones que facilitam gerenciamento e execução.
Os ícones passaram a ser utilizados como forma de executar aplicativos a partir da sua Interface Gráfica ou, dentro de um aplicativo, como forma de inicializar ou executar determinadas tarefas.
Assim, ao invés de se digitar uma sequência complexa de caracteres a partir do teclado, basta “clicar” uma ou duas vezes em determinado ícone a partir do mouse ou de um dispositivo apontador semelhante para se obter um determinado resultado ou ação.
Hoje em dia, os ícones se tornaram uma parte também estética, e além disso estratégica, do software, levando em consideração exemplo como Telegram, WhatsApp, Spotify entre tantos outros.
Como instalar e personalizar temas de ícones no Debian
Muitos sistemas GNU/Linux após instalado vem com temas de ícones muito “pobre” e para deixar o visual do sistema mais agradável, vamos procurar o tema de ícones que desejamos para que o visual do sistema fique mais bonito e agradável.
Você pode procurar pela internet vários temas de ícones. Nos botões abaixo tem 3 sites de temas que você poderá baixar os temas de ícones.
No nosso caso, vamos instalar o pacote de tema de ícones Numix que se encontra no repositório do Debian e outro tema de ícones Ardis que já temos baixado em nosso sistema.
Podemos encontrar pacotes de temas já empacotados por sessão clicando no botão abaixo ou em outras fontes:
Instalar o tema de ícones Numix do repositório
O tema do ícone Numix é projetado para parecer leve, elegante e moderno usando símbolos brancos em fundo de cores vivas para aplicações, dispositivos, barras de ferramentas e ícones de status.
Comando
Procurando no repositório o tema de ícones:
apt search numix-*
saída
Sorting... Pronto Full Text Search... Pronto numix-gtk-theme/stable 2.6.6-1 all modern flat theme from the Numix project numix-icon-theme/stable 0~20161113.45878a1-1 all modern icon theme from the Numix project
Como foi encontrado dois pacotes Numix tanto para tema de ícones como temas de janelas, vamos aproveitar e instalar os dois com suas devidas dependências.
Comando
Instalação dos temas de ícones e de janela gtk:
apt-get install numix-* Lendo listas de pacotes... Pronto Construindo árvore de dependências Lendo informação de estado... Pronto Note, selecting 'numix-icon-theme' for glob 'numix-*' Note, selecting 'numix-gtk-theme' for glob 'numix-*' The following additional packages will be installed: albatross-gtk-theme blackbird-gtk-theme bluebird-gtk-theme greybird-gtk-theme gtk2-engines-murrine murrine-themes Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados: albatross-gtk-theme blackbird-gtk-theme bluebird-gtk-theme greybird-gtk-theme gtk2-engines-murrine murrine-themes numix-gtk-theme numix-icon-theme 0 pacotes atualizados, 8 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados. É preciso baixar 5.606 kB de arquivos. Depois desta operação, 126 MB adicionais de espaço em disco serão usados. Você quer continuar? [S/n]
Saida
Obter:1 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 gtk2-engines-murrine amd64 0.98.1.1-6 [89,4 kB] Obter:2 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 albatross-gtk-theme all 1.7.4-1 [635 kB] Obter:3 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 blackbird-gtk-theme all 0.4+20160704~ab4a30e-1 [73,7 kB] Obter:4 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 bluebird-gtk-theme all 1.2-1 [117 kB] Obter:5 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 greybird-gtk-theme all 3.22.0-1 [524 kB] Obter:6 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 murrine-themes all 0.98.11 [154 kB] Obter:7 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 numix-gtk-theme all 2.6.6-1 [135 kB] Obter:8 http://ftp.br.debian.org/debian stretch/main amd64 numix-icon-theme all 0~20161113.45878a1-1 [3.878 kB] Baixados 5.606 kB em 7s (701 kB/s) A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado gtk2-engines-murrine:amd64. (Lendo banco de dados ... 130108 ficheiros e directórios actualmente instalados.) . . . A preparar para desempacotar .../7-numix-icon-theme_0~20161113.45878a1-1_all.deb ... A descompactar numix-icon-theme (0~20161113.45878a1-1) ... Configurando gtk2-engines-murrine:amd64 (0.98.1.1-6) ... Configurando murrine-themes (0.98.11) ... Configurando albatross-gtk-theme (1.7.4-1) ... Configurando greybird-gtk-theme (3.22.0-1) ... Configurando bluebird-gtk-theme (1.2-1) ... Configurando numix-icon-theme (0~20161113.45878a1-1) ... Configurando numix-gtk-theme (2.6.6-1) ... Configurando blackbird-gtk-theme (0.4+20160704~ab4a30e-1) …
Personalizar o tema de ícones
Após a instalação já podemos personalizar o nosso sistema.
Vamos no Menu > Preferências > Personalizar Visual. Na janela que se abrir, vamos na aba Tema de ícones e escolher o tema que acabamos de instalar e em Aplicar.
Caso queira também personalizar o tema de janelas, é só ir na aba Widget e escolher o temas de acordo com o gosto do usuário.
Instalar o tema de ícones Ardis de modo manual
Como já temos baixado o pacote de ícones Ardis em nosso sistema, vamos fazer o procedimento manual de instalação no sistema de modo que fique global para todos os usuários.
Comandos
Descompactar o arquivo Ardis.tar.bz2:
tar -jxvf Ardis.tar.bz2
Copiar o diretório que acabamos de descompactar para o diretório /usr/share/icons (temos que ter prvilégio de root):
cp -r Ardis /usr/share/icons/
Para saber mais sobre descompactação de arquivos pelo terminal, de uma olhada em nosso post clicando no botão abaixo:
Como descompactar arquivos zip, rar, tar.gz, bz2, tar.bz2 pelo terminal no Linux
Agora vamos fazer o mesmo procedimento que fizemos anteriormente na janela de configuração Personalizar Visual e escolher o tema de ícones Ardis que acabamos de instalar no sistema.
Você pode encontrar ajuda sobre esse e outros vários assuntos em nosso grupo no Telegram. Lá temos todo tipo de usuário e todos estão prontos para ajudar.
Para receber atualizações de nosso blog, siga-nos no Twitter.
Até a próxima…