Conheça 13 alternativas gratuitas e de código aberto para du

conheca-13-alternativas-gratuitas-e-de-codigo-aberto-para-du

O du (abreviação de uso de disco) é um programa padrão usado para estimar o uso de espaço de arquivo, espaço usado em um diretório específico ou arquivos em um sistema de arquivos. Ele faz parte do coreutils, um pacote de software que contém implementações para muitas das ferramentas básicas, como cat, ls e rm, que são usadas em sistemas operacionais do tipo Unix. Neste artigo, você conhecerá 13 alternativas gratuitas e de código aberto para du para o seu Linux.

Execução do du

Se você executar du sem nenhuma opção, ele exibirá os tamanhos de todos os arquivos começando em seu diretório atual e todos os subdiretórios de seu diretório atual. Existem muitos desenvolvedores iniciantes que desenvolveram software para melhorar o du em vários aspectos. As ferramentas apresentadas aqui são todas ferramentas de linha de comando ou interface ncurses.

Abaixo, você tem 13 ferramentas gratuitas e de código aberto disponíveis em alternativa ao du. A lista foi elaborada pelo Linux Links.

conheca-13-alternativas-gratuitas-e-de-codigo-aberto-para-du
Imagem: Linux Links

13 ferramentas alternativas ao du

Alternativas ao du Linguagem de ProgramaçãoLicença
dustRustApache License 2.0
dufGoMIT License
DucCGNU Lesser General Public License v3
NcduCGNU GPL v2.0 License
gduGoMIT License
duaRustMIT License
dutreeRustGNU General Public License v3
erdtreeRustMIT License
vizexPythonMIT License
goduGoMIT License
pduRustApache License 2.0
tduGoGNU General Public License v2
dirstat-rsRustMIT License

Dust: fornece uma visão geral instantânea de quais diretórios estão usando espaço em disco. Seu nome deriva do comando du e esse dust está escrito em Rust. dust pretende ser mais intuitivo do que du. Como du, é publicado sob uma licença de código aberto.

Duf: é um utilitário de uso de disco simples que oferece uma representação mais atraente do que o utilitário df clássico. Está escrito em Go.

Duc: Duc vem com uma ferramenta de linha de comando chamada duc, que é usada para criar, manter e consultar o banco de dados de uso do disco.

Ncdu: permite que os usuários naveguem pelos diretórios e mostrem as porcentagens de uso do disco com a biblioteca ncurses.

Gdu: destina-se principalmente a discos SSD, onde pode utilizar totalmente o processamento paralelo. No entanto, os HDDs também funcionam, mas o ganho de desempenho não é tão grande.

Dua: uma ferramenta para aprender convenientemente sobre o uso do espaço em disco de um determinado diretório.

Acima, destacamos as seis primeiras ferramentas elencadas pelo Linux Links. No entanto, você ainda pode considerar as outras opções, que também são excelentes.