O Google tem um controle firme sobre o desktop e isso todo mundo sabe. Mas, é em função de seus produtos serem de alta qualidade, fáceis de usar e “gratuitos”, mas pode haver desvantagens na dependência excessiva de uma empresa específica. Mas, não se preocupe que há excelentes alternativas aos produtos do Google. Inclusive, neste post, você conhecerá 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para a área de trabalho remota do Google Chrome.
Área de Trabalho Remota do Google Chrome
A Área de Trabalho Remota do Google Chrome é uma ferramenta de software de área de trabalho remota que permite ao usuário controlar remotamente a área de trabalho de outro computador por meio de um protocolo proprietário. Embora o software esteja disponível para Linux, é um software proprietário.
Abaixo, uma lista com algumas ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para a Área de Trabalho Remota do Google Chrome, elaborada pelo pessoal do Linux Links.
Remmina
Remmina (anteriormente conhecido como Grdc) é um cliente de conexão de área de trabalho remota que pode visualizar e controlar uma sessão de área de trabalho em execução em outro sistema. Ele pode se conectar a uma plataforma VNC (usando libvncserver0), bem como a servidores de terminal Windows (com rdesktop).
RustDesk
RustDesk é uma área de trabalho remota que permite manutenção de computadores e outros dispositivos. O software busca simplicidade e facilidade de uso, sendo projetado para funcionar imediatamente.
Se você deseja acessar computadores através de uma rede pública, normalmente é necessário um intermediário. Ele usa um servidor de encontro/retransmissão que conhece o ID dos clientes e como contatá-los.
RustDesk fornece seus próprios servidores de retransmissão sem qualquer pagamento, hospedados em servidores virtuais privados, mas você também pode configurar o seu próprio, o que permite projetar sua infraestrutura remota.
Veyon, mais uma alternativa a área de trabalho remota do Google Chrome
Veyon é um software de código aberto que permite monitorar e controlar um grupo de computadores (por exemplo, salas de aula) em um computador central (por exemplo, o computador de um instrutor) e usar vários recursos e modos.
Veyon pode ser usado de forma transparente em diferentes ambientes. Isso significa que um computador de professor executando Linux pode acessar facilmente computadores de alunos executando Windows e vice-versa. Veyon fornece uma interface de usuário otimizada para fácil uso e acesso rápido a todos os recursos importantes.