Conheça 5 dos melhores sistemas de arquivos criptografados baseados em FUSE

conheca-5-dos-melhores-sistemas-de-arquivos-criptografados-baseados-em-fuse

A importância da segurança nunca deve ser subestimada. As consequências da perda de dados podem ser desastrosas para qualquer organização. Por exemplo, a perda de um único notebook não criptografado pode ter enormes repercussões. Isto pode incluir a violação da legislação de proteção de dados com o risco de uma multa significativa, uma perda de confiança de uma organização, bem como o risco de que dados sensíveis possam cair nas mãos de um concorrente ou de terceiros com intenções maliciosas. Neste artigo, você conhecerá 5 dos melhores sistemas de arquivos criptografados baseados em FUSE para Linux.

Criptografia de disco

A criptografia de disco é um método para ajudar a minimizar os riscos, impedindo o acesso não autorizado ao armazenamento de dados, para garantir trocas seguras de informações, proteger contra vazamento de dados e gerenciar a conformidade. Essa forma de segurança é útil para qualquer computador que contenha informações pessoais, não apenas para laptops.

A criptografia de disco usa software de criptografia para criptografar todo o disco rígido. Portanto, não cabe ao usuário a responsabilidade de determinar quais dados devem ser criptografados ou de lembrar de criptografar manualmente os arquivos. Ao criptografar todo o disco, os arquivos temporários, que podem revelar dados confidenciais importantes, também são protegidos.

A segurança é aprimorada ainda mais quando a criptografia de disco é combinada com a criptografia em nível de sistema de arquivos. Filesystem in Userspace (FUSE) é uma interface de software para sistemas operacionais de computador Unix e semelhantes a Unix que permite que usuários não privilegiados criem seus próprios sistemas de arquivos sem editar o código do kernel. Isto é conseguido executando o código do sistema de arquivos no espaço do usuário, enquanto o módulo FUSE fornece apenas uma “ponte” para as interfaces reais do kernel.

Neste artigo, você terá acesso a 5 dos melhores sistemas de arquivos criptografados baseados em FUSE, certamente, algum desses softwares atenderá suas necessidades.

conheca-5-dos-melhores-sistemas-de-arquivos-criptografados-baseados-em-fuse

Sistemas de arquivos criptografados baseados em FUSE

  • gocryptfs: Sistema de arquivos de sobreposição criptografado escrito em Go. Os arquivos criptografados são armazenados em CIPHERDIR e uma visualização de texto simples pode ser apresentada montando o sistema de arquivos em MOUNTPOINT;
  • Cryptomator: Criptografia multiplataforma transparente do lado do cliente de arquivos na nuvem;
  • CryFS: Sistema de arquivos criptográfico para a nuvem. Funciona em conjunto com serviços em nuvem como Dropbox, iCloud, OneDrive e outros;
  • securefs: Criptografia autenticada e probabilística com sincronização eficiente na nuvem;
  • EncFS: Sistema de arquivos criptografado no espaço do usuário.
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile