Um dos tipos de software importantes para um desenvolvedor web é o framework web. Uma estrutura “é uma biblioteca de código que facilita a vida do desenvolvedor ao construir aplicativos da web confiáveis, escaláveis ??e de fácil manutenção”, fornecendo código reutilizável ou extensões para operações comuns. Ao economizar tempo de desenvolvimento, os desenvolvedores podem se concentrar na lógica do aplicativo em vez de em elementos mundanos. Neste artigo, você conhecerá 6 dos principais frameworks Scala gratuitos e de código aberto para Linux.
Estrutura web
Uma estrutura web oferece ao desenvolvedor a escolha de como resolver um problema específico. Ao usar uma estrutura, um desenvolvedor permite que a estrutura controle partes de seu aplicativo.
Embora seja perfeitamente possível codificar uma aplicação web sem usar um framework, é mais prático usar um. Scala é uma linguagem de programação e script moderna, funcional a objetos, multiparadigma e baseada em Java. Ele combina modelos de programação funcional e orientado a objetos. Scala apresenta várias construções de linguagem inovadoras.
Scala melhora o suporte do Java para programação orientada a objetos por características, que são empilháveis ??e não podem ter parâmetros de construtor. Ele também oferece encerramentos, um recurso que linguagens dinâmicas como Python e Ruby adotaram.
Quando se trata de desenvolvimento web, há uma gama bastante pequena de estruturas Scala para escolher. A escolha depende de encontrar a ferramenta certa para o trabalho em questão. Aqui está nossa escolha dos melhores frameworks web Scala. A lista elaborada abaixo, pelo pessoal do Linux Links, apresenta 6 dos principais frameworks Scala gratuitos e de código aberto.
Frameworks Scala
- Play: Baseado em uma arquitetura leve, sem estado e amigável à web. O Play Framework facilita a construção de aplicativos da web com Java e Scala;
- Xitrum: Estrutura web Scala assíncrona e em cluster e servidor HTTP(S). Xitrum tenta preencher o espectro entre Scalatra e Lift: mais poderoso que Scalatra e mais fácil de usar que Lift. Você pode criar facilmente APIs RESTful e postbacks;
- Finatra: Estrutura de serviços Scala construída sobre TwitterServer e Finagle. Ele fornece uma API fácil de usar para criar e testar servidores e aplicativos Finagle, bem como poderoso suporte JSON, registro moderno via SLF4J, utilitários de cliente Finagle e muito mais;
- Lift: Estrutura da web poderosa e segura. O elevador é composto por elementos discretos;
- Udash: Estrutura Scala para construir aplicativos web bonitos e fáceis de manter;
- Skinny: Estrutura de aplicativo da web full-stack para construir aplicativos Servlet.