Um editor de texto para Linux bem escolhido pode ser bem emocionante para alguns usuários. Algumas pessoas preferem o Vim, outras o Emacs. E há muitos outros editores de texto disponíveis com suporte excelente. Neste artigo, você conhecerá 7 editores de texto gratuitos semelhantes ao Emacs.
O Emacs
O Emacs foi escrito em 1976 como um conjunto de macros para um editor de texto existente chamado TECO. Emacs originalmente era um acrônimo para Editor MACroS, unificando os muitos conjuntos de comandos TECO e combinações de teclas. O TECO é um editor de texto orientado a caracteres e uma linguagem de programação interpretada para manipulação de texto.
O Emacs percorreu um longo caminho desde 1976. Ele oferece um interpretador Lisp robusto que é extremamente extensível e personalizável. Ele trouxe à tona muitos conceitos novos, como uma área de transferência infinita, exploração do histórico baseada em árvore, pesquisa de variável reversa, edição estrutural de código e edição recursiva que permite parar o que está fazendo, realizar outras edições e, em seguida, reverter de volta à tarefa original.
Este editor é um ambiente de programação incremental, um ambiente mutável que fornece funcionalidade sem aplicativos. Hoje, existem muitos softwares relacionados ao Emacs disponíveis. Abaixo estão a sete melhores, na análise do Linux Links:
O primeiro deles, o TeXmacs, é ótimo para usuários científicos. Não é baseado no código do Emacs de forma alguma; em vez disso, busca inspiração no Emacs (e no TeX). Os outros programas apresentados aqui são programas semelhantes ao Emacs, programas muito mais simples do que o Emacs com um conjunto de recursos significativamente reduzido, mas podem ser muito úteis em certas situações em que você não precisa de todo o poder do Emacs.
Editores de texto semelhantes ao Emacs
TeXmac: Um processador de texto científico de alta qualidade e programa de composição tipográfica;
Zile: é um editor de exibição em tempo real personalizável e autodocumentado;
Remac: é uma porta do Emacs voltada para a comunidade para Rust;
JOE: Joe’s Own Editor sem código usado do Emacs;
mg: um editor pequeno, rápido e portátil semelhante ao Emacs;
ce: um editor de texto pequeno, rápido e semelhante ao Emacs;
JOVE: própria versão do Emacs de Jonathan. Altamente portátil, suporta muitos sistemas antigos.
Esperamos que os amantes do Emacs possam gostar de pelo menos uma das opções citadas acima, já que são excelentes editores de texto para o Linux atualmente.