Para quem ainda não sabe, o Git é um sistema de controle de versão distribuído de código aberto que foi originalmente projetado por Linus Torvalds, o criador do Linux, em 2005 para o desenvolvimento do kernel Linux. Ele é, basicamente um sistema de controle amplamente utilizado pela comunidade de código aberto, lidando com projetos de pequeno a extremamente grande porte com ênfase em velocidade e eficiência, mas mantendo flexibilidade, escalabilidade e garantindo a integridade dos dados. Neste artigo, você conhecerá 7 excelentes clientes Git baseados em texto gratuitos e de código aberto.
Git
Git é um dos vários sistemas de controle de revisão de código aberto disponíveis para Linux. Outras ferramentas populares neste campo incluem Subversion, Bazaar, Mercurial, Monotone, CVS e SVN. No entanto, o Git é frequentemente considerado por muitos desenvolvedores como a melhor ferramenta de controle de versão disponível.
Muitos usuários podem considerar a linha de comando misteriosa e obsoleta, com alguns deles preferindo interfaces gráficas. E para pessoas não técnicas e iniciantes, poucos contestam que boas interfaces gráficas de usuário facilitam a vida.
O poder da linha de comando pode ser acessado na área de trabalho usando um emulador de terminal. A janela do terminal permite ao usuário acessar um console e todos os seus aplicativos, como interfaces de linha de comando (CLI) e software de interface de usuário de texto.
No entanto, mesmo com a sofisticação dos ambientes de desktop modernos repletos de ferramentas administrativas, outros utilitários e software de produtividade, todos com interfaces gráficas de usuário atraentes, ainda é verdade que algumas tarefas ainda são melhor realizadas com a linha de comando.
Abaixo, você terá acesso a 7 excelentes clientes Git baseados em texto gratuitos e de código aberto, em uma lista elaborada pelo pessoal do Linux Links.
Clientes Git baseados em texto
- Lazygit: Uma UI de terminal simples, mas extremamente popular para comandos git, escritos em Go;
- GitUI: Uma ferramenta que oferece o conforto de um cliente GUI git, mas diretamente no seu terminal;
- Fugitive: Um aplicativo Plug-in Vim para Git. Uma ferramenta simples, mas muito funcional;
- Magit: Um aplicativo simples, para que os usuários inspecionem e modifiquem seus repositórios Git com Emacs;
- tig: Um navegador de repositório Git baseado em ncurses;
- gitin: Commit, branch, explorador de status para Git.
- GRV: Visualizador do repositório Git.
Esperançosamente, algumas das ferramentas elencadas acima, atenderá suas necessidades quando o assunto é um excelente cliente Git para sua área de trabalho.