O desenvolvedor Steven Shiau acaba de anunciar o lançamento de uma nova versão do Clonezilla, o Clonezilla Live 2.5.5-38. Este é o mais recente lançamento estável do live CD utilitário da empresa, baseado na ramificação “instável” do Debian. Assim, o Clonezilla é projetado para clonagem de disco e backups. Conheça a nova versão do Clonezilla Live que acaba de ser lançada.
Principais novidades do Clonezilla Live 2.5.5-38
Esta versão do Clonezilla Live (2.5.5-38) inclui os principais aprimoramentos e correções de bugs.
- O sistema operacional GNU/Linux subjacente foi atualizado. Assim, esta versão é baseada no repositório Debian ‘Sid’ a partir de 2018-03-30;
- O kernel do Linux foi atualizado para 4.15.11;
- Partclone foi atualizado para 0.3.11 com algumas bibliotecas também atualizadas;
- Novo formato de imagem é usado nesta versão. Então, é diferente daquele salvo pelo Partclone 0.2.x;
- Novo mecanismo de implantação maciça BitTorrent foi adicionado;
- Clonezilla tem que converter a imagem original para o formato especial quando o modo BitTorrent é usado e isso vai exigir mais espaço em disco no repositório de imagens;
- Alterne o método de configuração de keymap de console-data para keyboard-configuration.
O que é o Clonezilla?
O Clonezilla é um programa de partição/clonagem de imagem/clonagem similar ao True Image® ou ao Norton Ghost® . Assim, ele ajuda a fazer a implantação do sistema, backup e recuperação. Dois tipos de Clonezilla estão disponíveis, Clonezilla live e Clonezilla SE (edição do servidor).
O Clonezilla live é adequado para backup e restauração de uma única máquina. Então, o Clonezilla SE é para implantação em massa. Assim, ele pode clonar muitos computadores simultaneamente. Clonezilla salva e restaura apenas blocos usados ??no disco rígido. Então, isso aumenta a eficiência do clone.