Na semana passada, no Embedded Open-Source Summit da Linux Foundation em Praga, o engenheiro da Sony Tim Bird, que é bastante conhecido na comunidade Linux embarcada, fez uma outra apresentação importante para resumir a situação atual do ecossistema Linux embarcado.
A apresentação de Tim em 2023 abordou as recentes melhorias do kernel Linux que foram upstream, o trabalho ainda em andamento para obter o suporte ao kernel em tempo real (RT) upstream, várias mudanças na cadeia de ferramentas e a adoção contínua da linguagem de programação Rust em todo o ecossistema embarcado.
Veja qual é a situação do ecossistema Linux embarcado
A apresentação também abordou muitos usos interessantes do Linux no espaço embarcado recentemente, incluindo mais satélites rodando Linux. A constelação de satélites Starlink da SpaceX na verdade usa Linux em todos os seus processadores 60+. O helicóptero Mars Ingenuity da NASA também é alimentado por Linux.
Ainda não há nenhuma gravação de vídeo pública da apresentação, mas os slides de Tim Bird são detalhados e valem uma rolagem se você estiver no espaço Linux incorporado. O slide deck na íntegra pode ser encontrado na página de apresentação do EOSS 2023 para aqueles interessados em alguma leitura interessante de fim de semana. Na página de programação também há links para outras apresentações do Embedded Open-Source Summit com muitos dos outros slides também disponíveis para seu prazer de visualização.