O SSH ou Secure Shell é um protocolo de rede criptográfica para operar serviços de rede com segurança em uma rede não segura. Os aplicativos típicos incluem linha de comando remota, login e execução de comando remoto, mas qualquer serviço de rede pode ser protegido com SSH. Neste post, você conhecerá 3 excelentes interfaces gráficas SSH gratuitas e de código aberto.
Interfaces gráficas SSH
O SSH foi projetado como um substituto para o Telnet e para protocolos de shell remotos não seguros, como o Berkeley rsh e os protocolos rlogin e rexec relacionados. Esses protocolos enviam informações, principalmente senhas, em texto simples, tornando-as suscetíveis à interceptação e divulgação por meio de análise de pacotes.
A criptografia usada pelo SSH destina-se a fornecer confidencialidade e integridade dos dados em uma rede não segura, como a Internet. Ou seja, uma ferramenta simples, mas muito poderosa.
Este artigo se concentra nas GUIs que ajudam você a gerenciar e criar conexões SSH de forma simples e fácil. Abaixo, três interfaces gráficas SSH elencadas pelo Linux Links.
Para cada título elencado acima, trouxemos uma pequena descrição:
Ásbrú: Gerenciador de conexões completo escrito em Perl. Ásbrú é muito mais que uma simples interface para estabelecer e gerenciar sessões SSH. Para começar, concentre-se na barra de ícones superior e no painel esquerdo, pois permite criar conexões e grupos individuais;
PuTTY: Cliente SSH e telnet com sessões. Um emulador de terminal, console serial e aplicativo de transferência de arquivos de rede. Ele suporta vários protocolos de rede, incluindo SCP, SSH, Telnet, rlogin e conexão raw socket. O software foi originalmente escrito para Windows, mas foi portado para outros sistemas operacionais, incluindo Linux. Características incluem:
- Sessões.
- Suporta os seguintes protocolos: SSH, Serial, Telnet, Rlogin, SUPDUP, Raw e conexão ssh simples.
- Controle sobre a chave de criptografia SSH e a versão do protocolo.
- Controle o comportamento da emulação de terminal.
- Controle sobre encaminhamento de porta com SSH (encaminhamento de porta local, remoto ou dinâmico), incluindo gerenciamento integrado de encaminhamento X11.
- Faça conexões TCP brutas.
- Suporta 3DES, AES, Arcfour, Blowfish e DES.
- Suporte de autenticação de chave pública.
- Suporte para conexões de porta serial local.
- Salve arquivos de log de suas sessões PuTTY, para depuração, análise ou referência futura.
- Registro de eventos.
- Suporte Unicode.
EasySSH: Gerenciador de conexões. Um gerenciador de conexões SSH para facilitar sua vida. Crie e edite conexões, grupos, personalize o terminal, com várias instâncias da mesma conexão. Características incluem:
- Gerenciar conexões e grupos.
- Personalize o terminal.
- Tema escuro.
- Múltiplas instâncias da mesma conexão.
- Restaurar hosts abertos.
- Sincronize ~/.ssh/config.
- Proteja os dados com senha.