Conheça o ScyllaDB, um banco de dados de big data em tempo real

conheca-o-scylladb-um-banco-de-dados-de-big-data-em-tempo-real

ScyllaDB é um banco de dados de big data em tempo real. Um armazenamento de dados de coluna larga NoSQL distribuído de código aberto. Ele foi projetado para ser compatível com o Apache Cassandra enquanto alcança taxas de transferência significativamente mais altas e latências mais baixas.

O ScyllaDB foi projetado para alta disponibilidade e confiabilidade sempre ativas, não há ponto único de falha. Ele foi projetado para aplicativos com uso intensivo de dados que exigem alto desempenho e baixa latência.

O ScyllaDB, um dos melhores bancos de dados

Ele usa um design fragmentado em cada nó, onde cada núcleo da CPU lida com um subconjunto diferente de dados. Os núcleos não compartilham dados, mas se comunicam explicitamente quando necessário. Como tal, cada núcleo atua de forma independente como um recurso isolado. Alega-se que este design permite que o ScyllaDB alcance um desempenho muito melhor em máquinas NUMA SMP modernas e seja muito bem dimensionado com o número de núcleos.

Os desenvolvedores mediram até 2 milhões de solicitações por segundo em uma única máquina, e também afirmam que um cluster ScyllaDB pode atender tantas solicitações quanto um cluster Cassandra 10 vezes maior, e fazê-lo com latências mais baixas.

Testes independentes nem sempre foram capazes de confirmar essas melhorias de rendimento de 10 vezes e, às vezes, mediram acelerações menores, como 2x. Um benchmark de 2017 da Samsung observou a aceleração de 10x em máquinas de última geração, o benchmark da Samsung relatou que o ScyllaDB superou o Cassandra em um cluster de máquinas de 24 núcleos por uma margem de 10–37x, dependendo da carga de trabalho do YCSB.

conheca-o-scylladb-um-banco-de-dados-de-big-data-em-tempo-real

O ScyllaDB está disponível localmente, nos principais provedores de nuvem pública ou como DBaaS (ScyllaDB Cloud). Ele foi iniciado em dezembro de 2014 pela startup Cloudius Systems (posteriormente renomeada como ScyllaDB Inc.), anteriormente conhecida por ter criado o OSv.

ScyllaDB foi lançado como código aberto em setembro de 2015, sob a licença AGPL. Os funcionários da ScyllaDB Inc. continuam sendo os principais programadores por trás do Scylla, mas seu desenvolvimento é aberto ao público e usa repositórios públicos do GitHub e listas de discussão públicas.

Site: scylladb.com;
Suporte: GitHub Code Repository;
Desenvolvedor: ScyllaDB Inc.;
Licença: ScyllaDB Open Source

Scylla é escrito em C++. A arquitetura quase completa do ScyllaDB lida com milhões de operações/seg com latências previsíveis de milissegundos de um dígito. Essa ferramenta foi
projetada desde o início com otimizações de baixo nível para aproveitar todo o poder da infraestrutura moderna. Opere em escala global com alta disponibilidade, menos nós e administração reduzida.