O UBOS é uma distribuição Linux baseada em Arch, projetada para reduzir muito o tempo necessário para configurar e manter serviços de rede comuns. Uma nova versão, UBOS 14 Beta, da distribuição mínima do servidor está disponível para teste. A nova versão oferece um processo de backup mais suave, criação mais rápida de sites com arquivos de modelo e um novo comando para exibir informações essenciais de rede.
O UBOS possui um utilitário de linha de comando, ubos-admin, que possibilita configurar serviços como Wordpress, Nextcloud e software wiki com um único comando. Fazer backup de todos os serviços e restaurá-los também pode ser realizado emitindo um comando curto no shell. Saiba mais sobre o UBOS Beta 14.
O que diz o anúncio de lançamento
Os mantenedores do projeto afirmam:
“Como de costume, temos uma mistura de novos recursos que facilitam a vida dos usuários, novos recursos que facilitam a vida dos desenvolvedores, correções de bugs e atualizações de pacotes”.
Destaques da UBOS 14 Beta
- Agora é fácil usar um ‘disco de dados grandes’ separado (como um disco USB externo em um Raspberry Pi ou um volume extra grande no Amazon EC2). Isso torna muito mais simples para os usuários do UBOS que possuem muitos dados em seus dispositivos.
- Realize o backup e a atualização do sistema em uma única etapa para um trabalho ainda menor e se preocupe ao atualizar tudo, do SO para os aplicativos.
- Crie sites a partir de arquivos de modelos e preencha apenas as informações que ainda não foram fornecidas no modelo.
- Há um novo comando para exibir de forma concisa a configuração de rede.
- Os desenvolvedores agora podem escrever scriptlets de instalação em qualquer idioma;
- Não há mais necessidade de escrever wrappers Perl.
Para mais informações sobre o projeto, dicas de instalação em várias plataformas, acesse o link:
Acesse também nossa matéria sobre a versão anterior do Ubos.