Criador do navegador Brave fala sobre privacidade e criação de conteúdos.

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Navegador Brave

Um dos pioneiros da web, o programador Brendan Eich tem em seu currículo nada menos que dois grandes símbolos: o mais destaco, sem dúvidas é a linguagem de programação JavaScript. O outro feito é o navegador Brave, focado em privacidade. Como se não bastasse, ele também foi chefe do escritório de tecnologia na Mozilla Corporation. Pois foi com esse currículo invejável que ele deu entrevista ao site Fast Company. Assim, Brendan Eich fala sobre o navegador Brave. Além disso, ele aborda outras questões, como privacidade na Web, como financiar os criadores de conteúdo e a maneira desigual como as sanções ao GPRD são aplicadas.

Portanto, é uma voz importante. O JavaScript dispensa apresentações (e críticas). A linguagem foi fundamental para trazer a interatividade à web. Contudo, também possui falhas gritantes que são alvos de reclamações  como mostrar anúncios invasivos, esgotar a bateria e injetar malware.

Como dissemos, Eich também foi co-fundador da Fundação Mozilla. Ele renunciou ao cargo após uma campanha de boicote que ele sofreu por apoiar indevidamente um determinado grupo em um plebiscito. A Mozilla nunca se recuperou de sua partida, porém os fundamentalistas politicamente corretos estavam felizes.

Compatibilidade com o Chrome

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O jornalista começa perguntando sobre o que é necessário para o Brave ser uma alternativa completa ao Chrome. Eich cita dois aspectos: a sincronização usando contas do Google e a transferência de conteúdos a outros dispositivos utilizando chromecast. Com relação ao primeiro, não há solução. Ativar as contas do Google significa permitir o rastreamento. Isso significa que o Brave só pode usar extensões que não envolvem seu uso.

O suporte do Chromecast está desativado na base de códigos do Chromium, por isso os desenvolvedores da Brave estão trabalhando para obtê-lo.

Privacidade

Brendan não acredita que os usuários privilegiam o conforto em detrimento da privacidade em situações importantes. Ele usa a invasão do Snapchat e suas mensagens descartáveis ??entre os jovens como exemplo. Ele ressalta que agora os aplicativos de mensagens mais importantes são criptografados. Portanto, segundo ele, a raiva com o vazamento de dados de aplicativos como o Facebook deve levar a um grande número de abandonos desses apps.

Por outro lado, aponta a aplicação desigual das sanções pela violação do GDPR. Ele diz que, até agora, apenas os peixes pequenos foram multados. Mesmo assim, acredita que o Google e o Facebook acabarão por receber as punições. Neste sentido, chama a atenção para os sistemas de publicidade na Internet, alegando que eles permitem o acesso a dados confidenciais em pesquisas pessoais ou embaraçosas.

Que tipos de pessoas usam o Brave?

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O artigo menciona que grande parte dos 6 milhões de usuários aderiu no ano passado e que Eich planeja chegar a dez milhões até meados de 2019. O entrevistado acredita que a base principal é de pessoas interessadas na tecnologia e os benefícios que podem obter. Então, eles estão interessados ??nos benefícios do Chrome sem os problemas de privacidade.

Anúncios e recompensas

A maior parte da história é tirada pelo sistema de recompensas para editores e usuários. Segundo ele, o Brave está trabalhando a questão. O que é inevitável porque é isso que o distingue de outros navegadores baseados no Chrome.

Eich conta que está trabalhando em um sistema de anúncios contextualizados semelhante ao mostrado pelos resultados de pesquisa do Google. Há uma diferença, porém: a determinação de quais anúncios são mais relevantes será feita localmenteNenhum dado é enviado para os servidores ou anunciantes da Brave. A relevância será baseada no histórico de navegação de cada usuário.

Nada menos que 70% do lucro com a publicidade vai para  os criadores de conteúdo. Outros 15% para os usuários que concordam em ver anúncios. Assim, os outros 15% vão financiar o desenvolvimento do navegador .

Para as transações, um sistema de tokens baseado no Ethereum é usado. Os chamados tokens de atenção básica ou BAT. O relatório não diz, mas o BAT pode ser transformado em moeda legal, ligando a conta ao serviço de pagamento Uphold.

Eich diz que foi fácil convencer os usuários que os editores e anunciantes. Portanto, o lema central do navegador, segundo ele, é garantir a total privacidade dos usuários.