O ambiente LXQt 2.1 promete sessão experimental de Wayland e melhorias de estilo. Isso deve ocorrer em breve, segundo os desenvolvedores. A nova sessão do Wayland apoiará vários compositores populares do Wayland, incluindo Hyprland, KWin, Labwc, Niri, River, Sway e Wayfire.
Os desenvolvedores do ambiente de desktop leve LXQt apresentaram algumas das principais mudanças que chegarão ao lançamento do LXQt 2.1 ainda este ano, incluindo a tão esperada sessão Wayland.
A maior mudança no LXQt 2.1 será a sessão experimental do Wayland por meio da implementação do pacote. Vários compositores populares do Wayland serão apoiados pela sessão do Wayland, incluindo Hyprland, KWin, Labwc, Niri, River, Sway e Wayfire.lxqt-wayland-session
No entanto, como está marcado como “experimental”, a nova sessão do Wayland não suportará alguns recursos LXQt padrão, incluindo atalhos globais e configurações do monitor. O mesmo vale para aplicativos limitados apenas ao X11, como Redshift e alguns gerenciadores de área de transferência.
LXQt 2.1 promete sessão experimental de Wayland e melhorias de estilo
“Atualmente, existem 3 back-ends de painel dedicados, xcb (X11), wlroots gerais e kwin_wayland – com kwin_wayland suportando vários recursos, como mover janelas para espaços de trabalho, alternador de espaço de trabalho, dicas de urgência e mostrar a área de trabalho. Outros back-ends podem ser criados e adicionados no futuro, permitindo recursos semelhantes para outros compositores”, disseram os desenvolvedores em uma postagem no blog.
Além da sessão experimental do Wayland, a próxima versão do LXQt 2.1 também trará algumas melhorias de estilo, como a capacidade de aplicar automaticamente as cores da paleta correspondentes em geral quando o tema é alterado, configurar o tamanho do ícone das barras de ferramentas e oferecer suporte ao estilo das cores das dicas de ferramentas por paletas na área de trabalho e em outros lugares.
O LXQt 2.1 também melhorará o texto e os ícones dos itens de menu “Split terminal” no QTerminal, implementará a pesquisa de nomes executáveis no Fancy Menu, suporte para ativar “Não perturbe” no ícone da bandeja de notificação, bem como a capacidade de lembrar tamanhos de janela anteriores nas configurações do monitor.
Claro, haverá muitas outras mudanças em toda a linha, especialmente correções de bugs para uma experiência de desktop LXQt mais confiável e estável. A versão final do LXQt 2.1 é esperada para meados de novembro de 2024, se tudo correr conforme o planejado.