Quando os computadores da Apple utilizavam processadores Intel, portar distribuições GNU/Linux para funcionar nesses dispositivos era relativamente simples. No entanto, com a transição da Apple para seus próprios processadores M1 e M2, o cenário ficou mais complexo. A equipe por trás do Asahi Linux vem trabalhando ativamente no processo de engenharia reversa desses chips desde o seu lançamento, buscando trazer compatibilidade com o sistema Linux.
Já é possível executar o Linux nos novos modelos de MacBooks e desktops da Apple, mas ainda há funcionalidades de hardware que permanecem em desenvolvimento, como o suporte ao Thunderbolt e ao modo DisplayPort Alt. Contudo, uma novidade promissora é a capacidade de jogar títulos AAA em Macs Apple Silicon utilizando o Asahi Linux.
A distribuição Fedora Asahi Remix GNU/Linux agora conta com versões alfa dos drivers gráficos OpenGL, OpenCL e Vulkan, possibilitando que usuários joguem em Macs com processadores da série M. É importante observar, porém, que a maioria dos jogos de PC são projetados para rodar em sistemas Windows com drivers DirectX e processadores x86, exigindo emulação para funcionar em Macs ARM com Linux e drivers Vulkan.
Parte dessa conquista se deve ao esforço da Valve, que desenvolveu o software Proton, permitindo que muitos jogos de PC rodem em Linux. Durante uma demonstração ao vivo na XDC 2024, a desenvolvedora Alyssa Rosenzweig mostrou o cliente Steam carregando e executando em um Mac Apple Silicon rodando o Asahi Linux.
Devido ao processo de emulação, há uma exigência considerável de memória RAM — segundo a equipe Asahi, “a maioria dos jogos requer 16GB de memória devido à sobrecarga gerada pela emulação.” Por isso, dispositivos de entrada da Apple com apenas 8GB de RAM não são ideais para jogos intensivos.
Entre os títulos confirmados como jogáveis estão Cyberpunk 2077, The Witcher 3, Fallout 4, Control, Portal 2 e Ghostrunner. No entanto, vale destacar que há uma diferença entre ser “jogável” e ter uma performance ideal. Segundo os desenvolvedores, ainda serão necessárias otimizações para que títulos AAA mais recentes alcancem taxas de 60 quadros por segundo ou mais. Jogos menos exigentes, como Hollow Knight, devem rodar com fluidez.