DNF 5.2: junte-se à comunidade Fedora e ajude nos testes

DNF 5.2: junte-se à comunidade Fedora e ajude nos testes

Os dias de teste do Fedora Rawhide são eventos onde qualquer pessoa pode ajudar a garantir que as mudanças no Fedora Linux funcionem bem em um próximo lançamento. Membros da comunidade Fedora costumam participar, e o público é bem-vindo a esses eventos. Se você nunca contribuiu para o Fedora Linux antes, esta é uma maneira perfeita de começar.

Por algum tempo, temos tentado elevar a qualidade do Fedora, testando as coisas bem antes do tempo. O processo de Mudanças do Fedora permite que as pessoas enviem conjuntos de alterações bem antes do início do processo de lançamento e muitos desenvolvedores se esforçam ao máximo para criar uma linha do tempo para as novas mudanças. Nós, da equipe de Qualidade, descobrimos que também deveríamos ser capazes de executar dias de teste para os conjuntos de alterações, que são cruciais para nós e provavelmente nos ajudarão a identificar bugs muito cedo. Isso garantirá um processo de lançamento mais suave e limpo e também nos ajudará a manter o ritmo com os lançamentos pontuais.

Anteriormente, começamos com o teste do DNF 5, que é um conjunto de alterações proposto para o Fedora Linux 41. Desde que o novíssimo pacote dnf5 foi lançado no rawhide, organizamos uma semana de testes e obtivemos alguns feedbacks iniciais sobre ele antes de se tornar o padrão. Desta vez, testaremos o DNF5.2 de acordo com seus critérios básicos de aceitação para eliminar quaisquer arestas.

Como parte do DNF 5.2, estaremos testando a atualização do sistema do Fedora 40 para o Fedora 41. Em versões anteriores do Fedora, a atualização utiliza um plugin. Esta funcionalidade agora está incorporada por padrão e este é um ótimo momento para testá-la. É desnecessário dizer que ainda estaremos testando as funcionalidades gerais do DNF 5.

A semana de testes é de quarta-feira, 5 de junho a quarta-feira, 12 de junho. A página da semana de testes está disponível aqui.

Além disso, é importante notar que testar o DNF a partir de um ambiente ao vivo é difícil e provavelmente acabará com o sistema esgotando a RAM disponível e falhando de maneiras estranhas, por isso é recomendado instalar o Fedora 39/40 para esta Semana de Teste, ou executar um contêiner Fedora 39/40 usando Docker ou Podman.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.