Fim de um problema no Linux?

Fedora 41 deve lançar suporte a drivers NVIDIA com integração UEFI Secure Boot

Fedora 41 deve lançar suporte a drivers NVIDIA com integração UEFI Secure Boot
Líder do projeto Fedora critica a NVIDIA sobre seus drivers proprietários do Linux

Um problema para quem gosta de jogar usando Linux deve ser resolvido na próxima edição do Fedora Linux. É que o Fedora 41 deve lançar suporte a drivers NVIDIA com integração UEFI Secure Boot.

A instalação da pilha de drivers gráficos proprietários da NVIDIA no Fedora atualmente não combina com os sistemas UEFI Secure Boot e pode levar a que o sistema operacional não seja inicializável.

Como tal, a opção de driver NVIDIA foi removida anteriormente do GNOME Software. Porém, como o driver NVIDIA ainda é amplamente procurado no Fedora por jogadores Linux e aqueles que desejam executar cargas de trabalho CUDA/IA especialmente, o Fedora 41 agora está liberado para lançar o suporte a drivers NVIDIA com integração UEFI Secure Boot.

Fedora 41 deve lançar suporte a drivers NVIDIA com integração UEFI Secure Boot

Houve uma proposta de mudança para suportar a instalação do driver NVIDIA com Inicialização Segura no Fedora 41.

A proposta diz:

“O objetivo desta mudança é fornecer uma maneira fácil de instalar drivers Nvidia no Fedora Workstation. Ele foi removido do GNOME Software porque o mecanismo original não suportava Inicialização Segura. Quando os usuários instalaram os drivers com a Inicialização Segura habilitada, eles não puderam inicializar o sistema operacional. O que estamos fazendo desta vez é usar o mokutil para criar uma chave para o usuário auto-assinar os drivers. Ao instalar os drivers, o usuário é solicitado a fornecer uma senha para a chave. Na próxima reinicialização, o usuário é apresentado com a interface mokutil para registrar a chave.”

Assim, um caminho mais fácil para configurar o driver gráfico NVIDIA Linux no Fedora para sistemas muito comumente com a Inicialização Segura ativada.

Esta proposta de mudança foi retomada hoje pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo). Eles decidiram permitir que essa mudança prosseguisse, embora não estejam entusiasmados com ela:

” * CONCORDO: Mudança: Instalação do driver Nvidia com inicialização segura (+6, 0, -2) (@salimma:fedora.im, 17:38:53)

  • INFO: embora ninguém esteja entusiasmado com isso, o consenso entre aqueles que votam a favor é que esperar só vai piorar as coisas, pois vamos ficar atrás de outras distros, e a chance de balançar a Nvidia é muito mínima”

Procure este suporte para drivers NVIDIA com Inicialização Segura no Fedora 41 que será lançado em outubro.

Phoronix