Mais novidades no Fedora Linux!

Fedora 41 deve ter AMD ROCm 6.2 com os mais modernos recursos de IA

Fedora 41 deve ter AMD ROCm 6.2 com os mais modernos recursos de IA
Imagem: AMD / YouTube

A distribuição Fedora 41 deve ter AMD ROCm 6.2 com os mais modernos recursos de IA. A série ROCm 6.1 é a versão estável mais recente atualmente da pilha de computação de GPU de código aberto da AMD com um foco cada vez maior em IA.

A AMD confirmou à Red Hat que o ROCm 6.2 estreará antes do lançamento do Fedora 41, então os desenvolvedores agora esperam enviar pacotes ROCm 6.2 com esta próxima versão do Fedora Linux.

Uma proposta de mudança tardia deve atualizar os pacotes de computação ROCm no Fedora 41 para ROCm 6.2.

proposta de mudança estabelece:

“A última versão do ROCm em sincronia com a versão upstream mais recente da AMD. Baseia-se nas bibliotecas matemáticas lançadas no F40 para também incluir pacotes para executar cargas de trabalho de IA. Foi integrado com o PyTorch do Fedora.

O ROCm 6.2 ainda não chegou. Porém, o upstream confirmou que isso acontecerá muito antes do congelamento do código do Fedora 41.

Mudar para o ROCm 6.2 significa novos recursos e correções de bugs. Isso também significa mudar para o LLVM 18, que inclui correções de bugs, novo suporte a hardware e reduz a manutenção do pacote usando um pacote LLVM mais antigo.”

Fedora 41 deve ter AMD ROCm 6.2 com os mais modernos recursos de IA

Com a AMD se concentrando nas principais distribuições Linux corporativas como RHEL, Ubuntu LTS e SUSE Linux Enterprise com seus pacotes ROCm oficiais, é ótimo ver o Fedora trabalhando na adição pontual de novas versões ROCm ao seu repositório para facilitar a experiência de instalação/configuração para aqueles que desejam fazer uso da computação/IA da GPU AMD no Fedora.

Esta proposta ainda precisa passar por uma votação do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora. No entanto, é uma mudança relativamente simples. Assim, supondo que o ROCm 6.2 saia a tempo, é uma aposta bastante segura assumir que chegará ao F41.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile