A distribuição Fedora 41 tem suporte para câmera web Intel IPU6 funcional com laptops modernos. Tem sido uma longa jornada para ver um bom suporte de câmera web para Intel Alder Lake e designs mais recentes usando o IP de imagem IPU6. Mas com o lançamento do Fedora 41 previsto para as próximas semanas, finalmente haverá um bom suporte de código aberto pronto para uso para as câmeras da web baseadas em IPU6 em laptops Intel Core modernos em laptops Tigerlake, Alder Lake/Raptor Lake.
O suporte à câmera da web Intel IPU6 tem sido uma grande dor de cabeça e o que levou os desenvolvedores proeminentes do kernel Linux há dois anos a recomendar evitar laptops Intel Alder Lake para uso em Linux devido aos desafios da câmera da web. Desde então, a Intel tem trabalhado para obter mais código aberto e upstream, mas ainda é um processo complexo e também há binários de firmware envolvidos.
Fedora 41 tem suporte para câmera web Intel IPU6 com laptops modernos
O engenheiro da Red Hat, Hans de Goede, anunciou esta semana que, para o Fedora 41, eles finalmente têm todo o suporte de câmera IPU6 baseado em ISP de software libcamera totalmente de código aberto pronto. Além disso, não há bugs conhecidos no suporte. Esse suporte fazia parte dos planos de recursos do F41, mas só agora está totalmente pronto.
Câmera web Intel IPU6
Embora este suporte de câmera da web Intel IPU6 para o Fedora 41 esteja funcionando através do Raptor Lake, existem problemas conhecidos no momento que impedem que os laptops Meteor Lake mais recentes desfrutem de suporte funcional. O Lunar Lake provavelmente apresentará mais desafios para os desenvolvedores de código aberto.
Os interessados no suporte à câmera web Intel IPU6 para encontrar com o próximo lançamento do Fedora 41 podem ler esta postagem no blog de Hans de Goede.